TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM CONCEITO EMERGENTE NA PRÁXIS DE ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA

INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: AN EMERGING CONCEPT IN NURSES 'PRACTICES IN BASIC CARE

Autores

  • Bruno Rafael da Silva Nascimento Faculdade Santa Maria
  • Ocilma Barros de Quental Faculdade Santa Maria
  • Yuri Charllub Pereira Bezerra Faculdade Santa Maria
  • Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa Faculdade Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Faculdade Santa Maria
  • Renata Lívia Fonseca Moreira de Medeiros Faculdade Santa Maria

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e comunicação, Saúde, Enfermagem, Atenção Básica, Inovação, Cuidado

Resumo

A inserção tecnológica no campo da saúde é notória, pois estes recursos mostram-se inovadores frente as ações preventivas e o cuidado. A enfermagem no mundo globalizado conta com instrumentos que podem otimizar o seu serviço. Portanto, objetivo dessa pesquisa é analisar como as TICs podem favorecer a assistência de enfermagem na atenção básica tornando o serviço mais ágil e organizado. Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa, que utilizou bases de dados digitais, aplicando o cruzamento entre os descritores: tecnologias de informação e comunicação”, “atenção primária” e “assistência de enfermagem”. Foram identificados 335 artigos, dos quais foram excluídos 9 por duplicidade e 215 por não atenderem aos critérios de inclusão, restando 111 artigos. Após a análise, foram incluídos nesta revisão 12 artigos. Na amostra, prevaleceram publicações em periódicos nacionais e com mais de 4 autores. Notam-se: 5 estudos de caráter metodológico aplicado no desenvolvimento de equipamentos tecnológicos assistenciais, 5 estudos exploratórios de caráter descritivo (qualitativo/quantitativo) e 2 estudos de caso. Conclui-se que as TICs são instrumentos presentes e necessários no serviço de saúde. Os recursos digitais devem ser explorados pelos enfermeiros, pois potencializam o cuidado da enfermagem, sendo úteis na gestão e assistência. Contudo, são pouco difundidos devido à falta de qualificação na área tecnologia e da informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Rafael da Silva Nascimento, Faculdade Santa Maria

Graduando em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria - FSM. Cajazeiras/PB.

Ocilma Barros de Quental, Faculdade Santa Maria

Possui Doutorado em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúde ABC (2019). Mestrado em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúde ABC (2014). Especialização em Saúde da Família, pelas Faculdades Integradas de Patos. Especialização em Preceptoria no SUS, (Sírio Libanês), Especialização em Metodologias Ativas com ênfase em Avaliação de Competência (Sírio Libanês); Especialização em Docência do Ensino Superior (Faculdade Santa Maria); Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria (2007). Atualmente é professora da Faculdade Santa Maria (PB) e Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Cajazeiras. Atuou como Tutora do curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase no processo do cuidar da Saúde da Mulher, do Adolescente, Gestão na Atenção Primária e Saúde Coletiva.

Yuri Charllub Pereira Bezerra, Faculdade Santa Maria

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (2017). Especialização em Docência do Ensino Superior (2018). Especialização em Obstetrícia pela Faculdade Santa Maria. (2013). Especialização em Enfermagem em Saúde da Família pela Faculdades Integradas de Patos (2008). Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria PB (2007). Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Santa Maria, nas unidades curriculares: Processo do Cuidar em Saúde da Criança, Processo do Cuidar em Saúde do Idoso; Nutrição e Dietética para a Enfermagem, Gestão em Saúde e Enfermagem na Atenção Primária; Interpretação de Exames e Terapêutica Medicamentosa e Enfermagem na Atenção as Urgências e Emergências. Tutor das unidades curriculares: Trabalho de Conclusão de Curso I e II da área da saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em estomaterapia, saúde da família, enfermagem obstétrica, saúde mental, gerontologia e urgência e emergência.

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa , Faculdade Santa Maria

Pós-doutorado em andamento pela UFCG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. Possui Mestrado (2010) e Licenciatura (2009) em Enfermagem Pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde . Especialização em Saúde da Família pela UFPB. Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Sírio libanês.Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Emília de Rodat (2005). Atualmente é professora da Faculdade Santa Maria-PB, dos cursos de Medicina e Enfermagem. Atuou como Tutora do curso de Especialização em Gestão das Clínica nas Regiões de Saúde - Sírio Libanês.Revisora Técnica-pedagógica de Itens do Banco Nacional de Itens (BNI) da Educação Superior. Compõe o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos do cuidar em Enfermagem, Saúde do Idoso e Saúde Coletiva.

Geane Silva Oliveira , Faculdade Santa Maria

Mestre em Enfermagem Cuidado e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba(2017). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Santa Maria PB (2010). Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria(2008). Atua nas seguintes áreas: Urgência e Emergência; Enfermagem e Educação; Gênero, sexualidade e Saúde; Saúde Coletiva e Enfermagem Cirúrgica. Membro do seguinte grupo de pesquisa da UFPB: Sexualidades e Gênero: dinâmicas, dimensões e intersubjetividade.

Renata Lívia Fonseca Moreira de Medeiros, Faculdade Santa Maria

Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa- FCMSCSP- Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (2008). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Docente da Faculdade Santa Maria ;Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Masculinidades e Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem Saúde Pública e atua principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, saúde sexual e saúde reprodutiva, educação em saúde,saúde da mulher, saúde do homem e atenção básica.

Referências

ABREU, Tatiana Fernandes Kerches de; AMENDOLA, Fernanda; TROVO, Monica Martins. Tecnologias relacionais como instrumentos para o cuidado na Estratégia Saúde da Família. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, n. 5, p. 1032-1039, 2017.

ARAUJO, Jaianne Ricarte de et al. Sistema e-SUS AB: percepções dos enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. 122, p. 780-792, Sept. 2019.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011.

BRASIL. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário oficial da União, 2017.

BRASIL, Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN-634/2020. Autoriza e normatiza a teleconsulta de enfermagem como forma de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Diário oficial da União, 2020.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra et al. Informatização da atenção básica a saúde: avanços e desafios. Cogitare Enferm, v. 23, n. 3, p. e54297, 2018.

DANTAS, Cilene Nunes; SANTOS, Viviane Euzébia Pereira; TOURINHO, Francis Solange Vieira. A consulta de enfermagem como tecnologia do cuidado à luz dos pensamentos de bacon e galimberti. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 25, n. 1, e2800014, 2016.

DIAS, Jéssica David et al. Desenvolvimento de serious game como estratégia para promoção de saúde e enfrentamento da obesidade infantil. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2759, 2016.

ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 9-12, 2014.

FLORES, Lucía Carvajal; VARGAS, Leidy Vasquez. CONOCIMIENTO, PRÁCTICA Y PERCEPCIÓN DE ENFERMERAS RESPECTO A TELE-ENFERMERÍA COMO ESTRATEGIA DE CONTINUIDAD DEL CUIDADO. Enfermería, Montevideo, v. 5, n. 2, p. 25-33, dic. 2016.

FREIRE, Rosa Maria de Albuquerque et al. Um olhar sobre a promoção da saúde e a prevenção de complicações: diferenças de contextos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, p. e2749, 2016.

GONÇALVES, Luciana Schleder et al. Experiência de enfermeiros com computadores na atenção primária: estudo exploratório. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016.

JENSEN, Rodrigo; GUEDES, Erika de Souza; LEITE, Maria Madalena Januário. Competências em informática essenciais à tomada de decisão no gerenciamento em enfermagem. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 50, n. 1, p. 109-117, Feb. 2016.

KRYSIA, W. Hudson; MARION, J. Ball. O desafio da enfermagem e da saúde na idade digital. Texto & contexto enferm, v. 27, n. 2, p. editorial-editorial, 2018.

LANDEIRO, Maria José Silva Lumini; PERES, Heloísa Helena Ciqueto; MARTINS, Teresa Vieira. Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 19, 2017.

LAVRAS, Carmen. Atenção Primária à Saúde e a Organização de Redes Regionais de Atenção à Saúde no Brasil. Saúde Soc. São Paulo, v.20, n.4, p.867-874, 2011.

LOPES, Jéssica Pereira et al. Avaliação de cartão de vacina digital na prática de enfermagem em sala de vacinação. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 27, e3225, 2019.

MACINKO, James; MENDONÇA, Claunara Schilling. Estratégia Saúde da Família, um forte modelo de Atenção Primária à Saúde que traz resultados. Saúde em Debate, v. 42, p. 18-37, 2018.

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

MENDEZ, Cristiane Baldessar et al. Aplicativo móvel educativo e de follow up para pacientes com doença arterial periférica*. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 27, e3122, 2019.

OLIVEIRA, Graciela Stropper de. A enfermagem e a utilização do brinquedo terapêutico no cuidado à criança: uma revisão integrativa da literatura. 2010.

PEREIRA, Irene Mari et al. Tecnologia móvel para coleta de dados de pesquisas em saúde. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 30, n. 5, p. 479-488, Oct. 2017.

SANTANA, Jancelice dos Santos et al. Software para consulta de enfermagem aos hipertensos da Estratégia Saúde na Família. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, n. 5, p. 2398-2403, Oct. 2018.

SANTOS, Alaneir de Fátima doset al. Incorporação de Tecnologias de Informação e Comunicação e qualidade na atenção básica em saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública [online]. 2017, v. 33, n. 5

SCHMEIL, Marcos Augusto. Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Fisioter. mov. Curitiba, v. 26, n. 3, p. 477-478, setembro de 2013.

SILVA, Talita Ingrid Magalhães et al. Difusão da inovação e-SUS Atenção Básica em Equipes de Saúde da Família. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, n. 6, p. 2945-2952, Dec. 2018.

SILVA, Inês et al. Satisfação e usabilidade de uma tecnologia de informação e comunicação no ensino de enfermagem: um estudo piloto. Rev. Enf. Ref., Coimbra, v. serIV, n. 21, p. 143-150, jun. 2019.

SOUZA, Luís Eugenio Portela Fernandes. Saúde, desenvolvimento e inovação: uma contribuição da teoria crítica da tecnologia ao debate. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32 Sup 2:e00029615, 2016.

THUME, Elaine et al. Formação e prática de enfermeiros para a Atenção Primária à Saúde - avanços, desafios e estratégias para fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. spe1, p. 275-288, Set 2018.

Publicado

17.06.2020

Como Citar

da Silva Nascimento, B. R., de Quental, O. B. ., Bezerra, Y. C. P., Feitosa , A. do N. A., Silva Oliveira , G. ., & Medeiros, R. L. F. M. de. (2020). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM CONCEITO EMERGENTE NA PRÁXIS DE ENFERMEIROS NA ATENÇÃO BÁSICA: INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES: AN EMERGING CONCEPT IN NURSES ’PRACTICES IN BASIC CARE. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(6), 01–10. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30493