Análise da satisfação, motivação e comportamento em uma instituição pública federal de ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Motivação; Satisfação; Servidores Públicos.

Resumo

Nas instituições públicas federais a motivação e a satisfação dos servidores públicos é um dos fatores responsáveis pelo desempenho e comprometimento desses servidores, sendo fatores de grande relevância nos resultados alcançados pela instituição. Assim, a presente pesquisa propôs identificar e analisar os principais fatores que influenciam o nível de satisfação no ambiente de trabalho de técnicos-administrativos dentro de uma Instituição de Ensino Pública Federal. O local definido para ser realizada esta pesquisa foi a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no Campus São Mateus, onde se localiza o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A técnica escolhida para realizar a coleta de dados foi um questionário, aplicado aos servidores técnicos-administrativos, com perguntas fechadas e abertas. Com isso, foi constatado que os principais fatores que influenciam nos níveis de satisfação são fatores motivacionais, ou seja, aqueles que estão ligados à própria função, e proporcionam satisfação. Destacam-se: crescimento alcançado, perspectivas futuras, responsabilidade, reconhecimento, realização profissional e pessoal. Dessa forma, esse estudo contribuiu para demonstrar que precisam ser fortalecidas políticas de gestão de recursos humanos no Ceunes, a fim de melhorar os níveis de satisfação do servidor com relação aos fatores motivacionais, por meio de uma comunicação eficiente, capacitações, reconhecimento, entre outros fatores. Com a adoção de medidas que valorizem o quadro de pessoal do Ceunes, espera obter melhores resultados futuramente.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Tiburtino Moreira, Universidade Federal do Espírito Santo

Gerência Administrativa - Gestão de Pessoas.

Rodrigo Randow de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES/CEUNES

Atualmente Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas e Planejamento Estratégico. Em especial para a área de Engenharia, destacam-se diversos artigos, resumos e projetos executados e em andamento, citemos por exemplo, os projetos: Produção de biomassa microalgal e extração de bio-óleo; Chamada CNPq/VALE 05/2012 -Forma-Engenharia; Chamada Pública MCTI/CNPq/SPMPR/Petrobrás 18/2013 - Meninas e Jovens/FAPES; Estudo de viabilidade econômica da pirólise de casca de macadamia, dentre outros.

Referências

Almeida, A., & Binotto, E. (2016). Perfil dos gestores das unidades acadêmicas de uma universidade federal do centro oeste: desafios e oportunidades. Mestrado profissional em administração pública, Universidade Federal da Grande Dourados, MS, Brasil. Recuperado de http://www.profiap.org.br/profiap/eventos/2016/i-congresso-nacional-de-mestrados-profissionais-em-administracao-publica/anais-do-congresso/41345.pdf.

Alves, M. (2017). Reflexões sobre a comunicação organizacional em órgãos públicos. Comunicação com líderes e empregados 2, 103-106. Recuperado de https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2017/07/20-Mari%CC%81lia-Alves.pdf.

Amaral, H. K. (2006, outubro/dezembro). Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira. Revista do Serviço Público Brasília, 57(4), 549-563.

Andrade, M. M. (2001). Introdução à metodologia do trabalho científico. (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Antunes, E. V., Stefano, S. R., & Berlato H. (2013). A motivação para o trabalho e sua importância estratégica: análise da perspectiva individual em uma empresa do ramo de auto peças e serviços. IV Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Brasília, DF, Brasil. Recuperado de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnGPR181.pdf.

Araújo, E. T., Silva, M. L., & Dantas, L. M. V. (2017). Mapeamento do perfil de competências dos servidores técnico-administrativos numa IFES oriunda do REUNI: novos perfis numa tradicional burocracia? Anais do Encontro Nacional de Pesquisa do Campo de Públicas, 2(2), p. 1302-1324. Recuperado de https://www.anepcp.org.br/acp/anaisenepcp/20180723160537_63_Mapeamento_do_perfil_Edgilson_Araujo.pdf.

Araújo, S. B. (2014). Evolução da administração pública no Brasil focando o princípio da eficiência. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil. Recuperado de http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/8460/1/PDF%20-%20Sebasti%C3%A3o%20Brito%20de%20Ara%C3%BAjo.pdf.

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bijora, H. (2018). Google forms: o que é e como usar o App de formulários online. Disponível Recuperado de https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/07/google-forms-o-que-e-e-como-usar-o-app-de-formularios-online.ghtml.

Bohn, F. (2014). A formação de equipes no âmbito do serviço público: dificuldades encontradas e solução de propostas. Revista de Doutrina TRF 4. Recuperado de http://www.revistadoutrina.trf4.jus.br/index.htm?http://www.revistadoutrina.trf4.jus.br/artigos/edicao061/Fernanda_Bohn.html.

Brandão, I. F., Lima, L.C., Cabral, A. C. A., Santos, S. M., & Pessoa, M. N. M. (2014). Satisfação no serviço público: um estudo na superintendência regional do trabalho e emprego no Ceará. Revista Eletrônica de Administração, 20(1), 90-113. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-23112014000100004.

Brasil (1998). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Brasil (2016). Justiça do Trabalho. Você sabia a origem do dia do servidor público? TRT da 17ª Região (ES). Vitória, ES, Brasil. Recuperado de https://www.trtes.jus.brkei/principal/comunicacao/noticias/conteudo/789-voce-sabe-a-origem-do-dia-do-servidor-publico-.

Brasil (2018). Instrução Normativa nº 2, de 12 de setembro de 2018. Recuperado de http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/41782275/do1-2018-09-21-instrucao-normativa-n-2-de-12-de-setembro-de-2018--41782022.

Carvalho Neto, T. V. (2014). O princípio da impessoalidade nas decisões administrativas. Tese, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-01032016-125610/publico/Tese_Tarcisio_Vieira_de_Carvalho_Neto.pdf.

Carvalho, P. A. S., Torres, K. A., Borba, E. L., & Martins, P. L. (2015). Análise da gestão de pessoas na administração pública: um estudo de caso. XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, RJ, Brasil. Recuperado de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/33022365.pdf.

Chaer, G, Diniz, R. R. P, & Ribeiro, E. A. (2011). A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, 7(7), 251-266. Recuperado de http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf.

Corradini, O. L. (2010). Titulação escolar, condição de “elite” e posição social. Revista Brasileira de Educação. 15(43), 45 – 69. doi: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100004.

Correia, P. M. A. R., & Cavalcante, L. A. (2017). A percepção de servidores públicos do efeito de motivos externos no envolvimento com a organização. Revista da FAE, 20(2), 137-152. Recuperado de https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/529/453.

Costa, P. L. (2010). Motivação no trabalho. Recuperado de https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/motivao-no-trabalho-2/.

D’araújo, M. C., & Petek, J. (2018). Recrutamento e perfil dos dirigentes públicos brasileiros nas áreas econômicas e sociais entre 1995 e 2012. Revista de Administração Pública, 52(5), 840-862. doi: https://doi.org/10.1590/0034-761220170111.

Diniz, T. G. S., Crz, E. P., Silva, F. N. S., & Fontanillas, C. N. (2012). Estabilidade no emprego e o comportamento do servidor público de municipal. IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, RJ, Brasil. Recuperado de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos12/1201677.pdf.

Freitas, C. M. F. (2006). Estudo da motivação e da liderança na indústria hoteleira da RAM. Dissertação, Universidade da Madeira, Funchal, Portugal. Recuperado de http://www3.uma.pt/Unidades/DGE/index_ficheiros/docsMestrado/Teses/Tese-Carmen_Freitas.pdf.

Gaspar, W. C. R. (2017). A correção entre a jornada de trabalho e produtividade: uma perspectiva macroeconômica entre países. Dissertação, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/19961/A%20Correla%C3%A7%C3%A3o%20entre%20Jornada%20de%20Trabalho%20e%20Produtividade%20-%20Uma%20Perspectiva%20Macroecon%C3%B4mica%20entre%20Pa%C3%ADses.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2012). Como elaborar projetos de pesquisa. (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Gomes, A. A. P., & Quelhas, O. L. G. (2003). Motivação dos recursos humanos no serviço público: um estudo de caso sob dois ângulos teóricos. Revista Eletrônica de Administração, 9(5), 1-18. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/read/article/view/42647.

Grisolia, N. F. (2005). As limitações para acesso aos cargos públicos conforme a natureza do cargo: na jurisprudência do supremo tribunal federal. Trabalho de Conclusão de Curso, Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de http://www.sbdp.org.br/wp/wp-content/uploads/2018/03/61_Nathalia-Fevereiro-Grisolia.pdf.

Guimarães, B. S. (2017). Formas de prestação do serviço público. Enciclopédia Jurídica da PUC. São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/85/edicao-1/formas-de-prestacao-de-servicos-publicos.

Klein, F. A., & Mascarenhas, A. O. (2016). Motivação, satisfação profissional e evasão no serviço público: o uso da carreira de especialidades em políticas públicas e gestão governamental. Revista de Administração Pública, 50(1), 17-39. doi: https://doi.org/10.1590/0034-7612146562.

Lacerda, J. A. (2013). Capacitação e o perfil dos servidores públicos: um estudo descritivo de uma universidade federal mineira. Dissertação, Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil. Recuperado de http://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/1219/2/DISSERTACAO_Capacita%C3%A7%C3%A3o%20e%20o%20perfil%20dos%20servidores%20p%C3%BAblicos....pdf.

Lima, A. A, Meirelles, R. S, & Ramos, F. S. (2018). Servidor público, seus conhecimentos e expectativas nas funções públicas desempenhadas e os desafios do departamento de recursos humanos no setor público. Revista Facthus de Administração e Gestão, 1(3), 45-64. Recuperado de http://publicacoes.facthus.edu.br/index.php/administracao/article/view/203/203.

Lima, E. F. T. (2007). Modernização, motivação e comprometimento no setor público em São Tomé e Príncipe. Dissertação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. Recuperado de http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16389/1/2007_dis_eftlima.pdf.

Luchini, T. C. (2016). Fatores influentes da satisfação no trabalho de servidores públicos da Universidade Federal de São Carlos. Dissertação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. Disponível: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8978.

Magalhães, E. M. M., Oliveira, A. R., Cunha, N. R. S., Lima, A. A. T. F. C., & Campos, D. C. S. (2010). A política de treinamento dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na percepção dos treinados e dos dirigentes da instituição. Revista de Administração Pública, 44(1), 55-86. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-76122010000100004.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Marconi, N. (1997, janeiro/ março). Uma breve comparação entre os mercados de trabalho do setor público e privado. Revista do Serviço Público (RSP), 48(1), 126-146. Recuperado de http://www.reformadagestaopublica.org.br/Documents/MARE/Terceiros-Papers/97-%20Marconi,Nelson48(1).pdf.

Marconi, N. (2001). A formação dos salários nos setores público e privado. Tese, Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/4640/1200101429.pdf.

Martinelli, S. G., Brun, T. M. M., & Waechter, L. (2013). Detalhes decisivos no ingresso e dia-a-dia do servidor público que podem melhorar o desempenho das organizações públicas. X Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Resende, RJ, Brasil. Recuperado de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/4718258.pdf.

Menezes, D. P. S. (2016). Motivação e satisfação no serviço público e os seus reflexos no ato de remoção: um estudo na universidade federal de Pernambuco. Dissertação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. Recuperado de https://www.ufpe.br/documents/39550/676200/DISSERTA%C3%87%C3%83O+-+DANUBIA+PAULA+DA+SILVA+MENEZES.pdf/9a484c60-c356-4ccb-b305-c96868f90913.

Miranda, C. (2009). O desafio em manter funcionários motivados: os fatores motivacionais para o trabalho. Monografia, Escola Superior Aberta do Brasil – ESAB, Vila Velha, ES, Brasil. Recuperado de https://www.esab.edu.br/wp-content/uploads/monografias/cely-miranda.pdf.

Mocelin, D. G. (2011). Redução da jornada de trabalho e qualidade dos empregos: entre o discurso, a teoria e a realidade. Revista de Sociologia e Política, 19(38), 101-119. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-44782011000100007.

Morales, F. (2012). Survey monkey: a empresa que descobriu o Brasil como mercado para suas pesquisas. Recuperado de https://canaltech.com.br/curiosidades/SurveyMonkey-a-empresa-que-descobriu-o-Brasil-como-mercado-para-suas-pesquisas/.

Mota-Santos, C., Carvalho, A., Neto., Oliveira, P., & Andrade, J. (2019, janeiro/fevereiro). Reforçando a contribuição social de gênero: a servidora pública qualificada versus a executiva. Revista de Administração Pública, 53(1), 101–123. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220170156.

Nascimento, T. A. C; & Simões, J. M. (2010). A gestão de conflitos interpessoais nas organizações públicas de ensino profissionalizante: uma análise da experiência de nova Iguaçu – RJ. XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Recuperado de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/gpr2891.pdf.

Oliveira, J. C, Barbosa, K. L,; & Hegedus, C. E. N. (2017). Um estudo de caso dos fatores motivacionais na Universidade Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 12(2). Recuperado de http://oaji.net/articles/2019/7000-1556637478.pdf. *sem numero de página.

Paludo, A. (2013). Administração pública. (3a. ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Pereira, J. M. (2004). Administração pública no Brasil: políticas de revalorização das carreiras típicas de Estado com fator de atração de novos talentos para o serviço público Federal. Revista Observatoria de la Economía de Latinoamerica, 12(1), 1-29. Recuperado de https://repositorio.unb.br/handle/10482/885.

Periard, G. (2011). Tudo sobre a teoria de dois fatores de Frederick Herzberg. Recuperado de http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/.

Pilatti, L. A. (2012). Qualidade de vida no trabalho e teoria dos dois fatores de Herzberg. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, 4(1), 18–24. doi: 10.3895/S2175-08582012000100003.

Proni, T. T. R. W., & Proni, M. W. (2018). Discriminação de gênero em grandes empresas no Brasil. Revista Estudos Feministas, 26(1), 1-21. doi: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n141780

Quadros, Y., & Cerqueira, C. C. A. X. (2018). Capacitação e desenvolvimento de pessoal: estudo de caso na câmara de Pimenta Bueno/RO. Recuperado de https://fapb.edu.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/ed4/4.pdf.

Reinaldo, P., Mayer, V. F., & Nogueira, H. G. P. (2010). Comunicação interna no âmbito da gestão pública: o caso de uma autarquia federal brasileira. XXXIV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Recuperado de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/apb1509.pdf.

Ribeiro, M. C. C., & Oliveira, E. S. (2016). Motivação no setor público: elemento fundamental para a qualidade da administração pública da Secretaria Municipal de Saúde de Itaperuna/RJ. Revista Transformar, 8. Recuperado de http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/67.

Robbins, S. P., Judge, T. A., & Sobral, F. (2010). Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. (14a ed.). São Paulo: Pearson.

Rodrigues, M. C. B. (2017). A importância da motivação para transformar grupos e equipes. Recuperado de http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20170531140224.pdf.

Sá, G. M. S. (n.d). Capacitação profissional para um atendimento de excelência no setor público. Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/2214/1/Glaucia%20Marques%20da%20Silva%20S%C3%A1.pdf.

Sá, K. (2009). Motivação dos contadores em seu ambiente de trabalho: uma aplicação dos dois fatores de Frederick Herzberg. Monografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de http://tcc.bu.ufsc.br/Contabeis291348.

Sant’anna, A. S. (2002). Competências Individuais requeridas, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: uma análise de organizações mineiras sob a ótica de profissionais da área de administração. Tese, Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-99MHUS/1/tese_anderson_de_souza_santanna.pdf.

Santos, A. F. (2017). Evolução dos modelos de administração pública no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 1(4), 848-857. Recuperado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/administracao-publica-no-brasil.

Santos, A. F. (2018). Administração pública brasileira: o modelo gerencial e as ferramentas de melhoria na gestão pública. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. 4(8), 69-85. Recuperado de https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/o-modelo-gerencial.

Schettini, B. P., Pires, G. M. V., & Santos, C. H. M. (2018). Previdência e reposição no serviço público civil federal do poder executivo: microssimulações. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Brasília, DF, Brasil. Recuperado de http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8279/1/TD_2365.PDF.

Silva, A. C. L. (2014). Práticas inovadoras de gestão de pessoas em órgãos públicos sob a ótica da inovação e o papel da liderança nesse processo: estudo de caso em instituições federais de educação no nordeste. Dissertação, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Recife, PE, Brasil. Recuperado de https://www.ufpe.br/documents/39550/676195/DISSERTA%C3%87%C3%83O+-+ANDREIA+CRISTINA+LIRA+DA+SILVA.pdf/73df0b1f-17aa-4e28-b537-3ef5fcc9ddfe.

Silva, A. S. F., & Vimercate, A. A. S. F. (n.d). A importância dos fatores no trabalho para incentivar o desempenho dos serviços públicos. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/bitstream/1/5995/1/Aline%20Sanches%20-%20Amanda%20Sanches.pdf.

Silva, N. T. (2003). Clima organizacional: uma proposta dos fatores a serem utilizados para avaliação do clima de uma instituição de ensino superior. Dissertação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/85479/223610.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Silva, T. A. (2017). Conceito e evolução da administração pública: o desenvolvimento do papel administrativo. Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional. Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. Recuperado de https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/sidr/article/view/16678/4429.

Sousa, P. F., Siqueira, E. S., & Binotto, E. (2011). Liderança feminina na gestão pública: um estudo de caso da universidade do estado do Rio Grande do Norte. XXXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção, Belo Horizonte, MG, Brasil. Recuperado de http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2011_tn_stp_141_893_18429.pdf.

Souza, W. J. (2013). Como surgiu a figura do servidor público. Recuperado de http://www.ugt.org.br/index.php/post/6437-Como-surgiu-a-figura-do-servidor-publico.

Universidade Federal do Espírito Santo. (2015). PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional, 2015 – 2019. Vitória; Alegre; São Mateus: UFES.

Universidade Federal do Espírito Santo. (2014). Histórico. São Mateus. Recuperado de http://www.ceunes.ufes.br/hist%C3%B3rico.

Universidade Federal do Espírito Santo. (2013). Progep, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Recuperado de http://progep.ufes.br/quadros-e-informacoes.

Urquiza, M. A., & Marques, D. B. (2016). Análise de conteúdo nos termos de Bardin aplicada à comunicação corporativa sob o signo de uma abordagem teórico-empírica. Entretextos, 16(1), 114–144. Recuperado de http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:IFerW3yAiq0J:www.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/download/20988/20014+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br.

Vaz, D. V. (2013). O teto de vidro nas organizações públicas: evidências para o Brasil. Economia e Sociedade. Campinas, 22(3), 765–790. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-06182013000300007.

Vaz, D. V., & Hoffmann, R. (2007). Remuneração nos serviços no Brasil: o contraste entre funcionários públicos e privados. Economia e Sociedade, 16(2), 199-232. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-06182007000200004.

Vieira, K. M., & Dalmoro, M. (2008). Dilemas na construção de escalas do tipo likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? XXXII Encontro da AMPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Recuperado de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf.

Vignoli, V. A. (2010). Flexibilização da jornada de trabalho: importância e limitações. Dissertação, Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito, São Paulo, SP, Brasil. Recuperado de https://teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2138/tde-04012011-160412/publico/Dissertacao_Vanessa_Vignoli.pdf.

Publicado

24.06.2020

Como Citar

Moreira, S. T., & Freitas, R. R. de. (2020). Análise da satisfação, motivação e comportamento em uma instituição pública federal de ensino superior. Brazilian Journal of Production Engineering, 6(2), 56–80. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/30838

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 > >>