Análise da realidade aumentada em relação ao conhecimento da população teófilo-otonense

Autores

  • Daniela Faustin Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Teófilo Otoni, IFNMG
  • Américo Fernando de Souza Alves Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Teófilo Otoni, IFNMG
  • Luan Diego de Lima Pereira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Teófilo Otoni, IFNMG https://orcid.org/0000-0002-7760-0800

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i1.36959

Palavras-chave:

Realidade aumentada, tecnologia, integração

Resumo

A realidade aumentada é uma tecnologia presente no cotidiano das pessoas, ainda que elas a desconheçam. O ser humano tem dificuldade de acompanhar os avanços tecnológicos que têm surgido nas últimas décadas. Este trabalho propõe avaliar o grau de conhecimento da realidade aumentada na população teófilo-otonense a partir de dados coletados por meio de pesquisa elaborada noGoogle Formscontendo questionário baseado em survey exploratório. Para uma melhor amostra da pesquisa, foi utilizada a tabela de margem de erro de Arkin. A análise dos dados obtidos ocorreu por meio de gráficos e tabelas. Tais informações podem servir de subsídio para um planejamento de integração da população teófilo-otonense à Realidade Aumentada

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Biografia do Autor

Daniela Faustin, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Teófilo Otoni, IFNMG

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA ESTADUAL MADRE SERAFINA DE JESUS(2016). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Américo Fernando de Souza Alves, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Teófilo Otoni, IFNMG

Américo Fernando é Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e pós-graduado em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar. É professor efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG, onde atua no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFILE/UEMG - Carangola (MG) (2009). Foi professor de Língua Portuguesa no Estado de Minas Gerais (2009-2021). Integrou o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, no cargo de Analista Educacional - Língua Portuguesa, na função de multiplicador de metodologias para o ensino de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)

Luan Diego de Lima Pereira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Teófilo Otoni, IFNMG

Mestre em Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência - pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (2016). Trabalha com geração distribuída, Robótica e automação. Atualmente atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

23.02.2022

Como Citar

Faustin, D., Alves, A. F. de S., & Pereira, L. D. de L. (2022). Análise da realidade aumentada em relação ao conhecimento da população teófilo-otonense. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(1), 107–117. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i1.36959

Edição

Seção

INFORMAÇÃO & CONHECIMENTO

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