A utilização do Otto Diy como ferramenta pedagógica nas escolas: integrando programação e disciplinas diversas

Autores

  • Kayky Bittencourt Santana Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana https://orcid.org/0009-0008-3951-2536
  • América Alves de Almeida Silva Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana https://orcid.org/0009-0001-8837-743X
  • Rafaela Rodrigues Santos Souza Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana https://orcid.org/0009-0000-9039-9067
  • Luan Diego de Lima Pereira Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43902

Palavras-chave:

Otto DIY, Educação Tecnológica, Robótica Educacional

Resumo

O avanço constante da tecnologia tem gerado uma demanda crescente por habilidades de programação, destacando a importância da educação tecnológica no contexto pedagógico atual. Este artigo aborda essa temática, oferecendo uma análise sobre a inserção da robótica educacional na educação. Destaca-se o Otto DIY como uma solução viável para integrar a robótica no ambiente educacional. A pesquisa se baseou em fontes especializadas, citações de profissionais renomados e análises de sites voltados para robótica e programação. Os resultados corroboram a importância e a eficácia da abordagem proposta. Conclui-se que a robótica educacional representa uma oportunidade singular e inovadora no panorama educacional contemporâneo, reforçando a necessidade de sua adoção para preparar os estudantes para os desafios do futuro tecnológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kayky Bittencourt Santana, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana

Estudante do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal da Bahia campus Feira de Santana.

América Alves de Almeida Silva, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana

Estudante do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação e Concluinte do curso Técnico em Redes de Computadores do Instituto Federal da Bahia campus Feira de Santana.

Rafaela Rodrigues Santos Souza, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana

Estudante do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal da Bahia campus Feira de Santana e Técnica em Zootecnia formada pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá.

Luan Diego de Lima Pereira, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia - IFBA - Feira de Santana

Graduado e Mestre em Engenharia Elétrica. Docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal da Bahia campus Feira de Santana.

Referências

Abrantes, A., Serrazina, L., & Oliveira, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Recuperado de https://www.academia.edu/21700435/A_Matemáti ca_na_Educação_Básica

Alencar. R. C., Moreira. J. A., & Nogueira. U. S., (2017). Estudo de caso do Arduino como Objeto de Aprendizagem em Introdução à Computação. Recuperado de DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2017.1164

https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16 355

Cardozo, G. D. (2017). A robótica como ferramenta aplicada a educação. (Trabalho de Conclusão de Curso). Instituto Federal da Bahia, Valença, BA, Brasil.

Carius, A., Baldner, F., & Maiworm, A. (2023). Robótica educacional no contexto do novo Ensino Médio: uma aplicação de código de aberto. Revista Inter Educa, 5(3), 15-26. https://doi.org/10.53660/RIE.232.201 DOI: https://doi.org/10.53660/RIE.232.201

Freire, P. (1995). Educação na Cidade. São Paulo: Editoras Vozes.

Ferreira, A. & Brezolin, C. V. S. (2017). A importância da programação pela Perspectiva discente. Recuperado de https://painel.passofundo.ifsul.edu.br/uploads/arq/ 20180628182236595143657.pdf

Gardner, H. (1995). Inteligências Múltiplas – a Teoria na Prática. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed.

Kaminski, M. & Boscarioli, C. (2023). Práticas pedagógicas com robótica educacional nos anos iniciais. ETD - Educação Temática Digital, 25. https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666385 DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v25i00.8666385

Macedo, L., Petty, A. L. S., & Passos. N. C. (2005) Os Jogos e o Lúdico na Aprendizagem Escolar. São Paulo: Editora Penso.

Massa, N. P., Oliveira, G. S., & Santos, J. A. (2022). O construcionismo de seymour papert e os computadores na educação. Recuperado de https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2820

Moraes. M, C. (2010). Robótica Educacional: Socializando e Produzindo Conhecimentos Matemáticos. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

OTTODIY. (2023). Otto DIY - build your own robot. Recuperado de https://ottodiy.com

Pascual, J. G. (1999). Autonomia intelectual e moral como finalidade da educação contemporânea. Psicologia: ciência e profissão, 19(3), 2-11. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931999000300002&lng=pt&tlng=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98931999000300002

Pontes, P. R. da S. & Victor, V.F. (2022). Robótica educacional: uma abordagem prática no ensino de lógica de programação. Revista Sítio Novo, 6, 57-71. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.57-71p DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i1.57-71p

Prado, J. P. de A. & Morceli, G. (2019). Robótica educacional: do conceito de robótica aplicada à concepção dos kits. Cap. 2, 31-58pp. Porto Alegre: Editora Fi.

Semler, R., Esperandim, R., Silva, F., Varela, P., Leite, M., & Reinaldo, F. (2014). Uma experiência prática da inserção da robótica e seus benefícios como ferramenta educativa em escolas públicas. https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1223 DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1223

Publicado

09.04.2024

Como Citar

Santana, K. B., Silva, A. A. de A., Souza, R. R. S., & Pereira, L. D. de L. (2024). A utilização do Otto Diy como ferramenta pedagógica nas escolas: integrando programação e disciplinas diversas. Brazilian Journal of Production Engineering, 10(2), 45–53. https://doi.org/10.47456/bjpe.v10i2.43902

Edição

Seção

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA