Centro de gravidade para localizar centro de coleta para a economia circular do óleo de cozinha em Vitória, ES

Autores

  • Bárbara Nascimento Bittencourt Centro Universitário Salesiano - UniSales
  • Marcos Wagner Jesus Servare Junior Centro Universitário Salesiano - UniSales http://orcid.org/0000-0002-4531-9934

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.37047

Palavras-chave:

Gestão de Resíduos, Centro de Gravidade, Óleo de Cozinha, Centro de Coleta

Resumo

O aumento da geração de resíduos faz com que seja necessária a implantação de uma série de ações para evitar os problemas ambientais, sendo essa uma responsabilidade compartilhada de toda a sociedade. Logo, o presente artigo tem como objetivo indicar através do método do centro de gravidade a melhor localização de um ponto de coleta de óleo de cozinha no município de Vitória, evidenciando a aplicabilidade do método escolhido para definir a localização. A partir da metodologia escolhida foi realizada uma revisão de literatura na qual se divide em dois temas, gestão de resíduos e aplicação do método do centro de gravidade, contribuindo para a contextualização do tema da pesquisa destacando a relevância do mesmo. Entretanto, considerando o método escolhido foram listados os 80 bairros do município, bem como as coordenadas geográficas dos mesmos. Além disso, foram utilizadas as demandas de consumo em cada bairro nos cenários de 5 e 15 anos. No entanto, a partir da técnica escolhida foi possível observar que a localização proposta está entre os bairros com o maior consumo de óleo de cozinha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Nascimento Bittencourt , Centro Universitário Salesiano - UniSales

Engenharia de Produção: Centro Universitário Católico de Vitória. (Em andamento) (Texto informado pelo autor)

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Engenheiro de Produção e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia Elétrica na mesma Universidade com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atua como Docente e Coordenador do curso de Engenharia de Produção na UniSales (Centro Universitário Salesiano) de Vitória/ES.

Referências

Abreu, A. B. G, Silva, L. A. O. de., Santos, M.V.M. dos., & Santos, L. (2020). Análise da Gestão de Resíduos Sólidos Domésticos na Cidade de Macaé. Gestão de Riscos e Resiliência de cadeias de suprimentos em crises globais, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 40.

Almeida, C. D. S. (2014). Adequação do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos de uma empresa cerâmica à política nacional conforme Lei 12305/2010. 1 v. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Ambiental, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma.

Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - Enegep. Banco de Dados Online. Recuperado de http://www.abepro.org.br/publicacoes/

BRASIL, Lei N° 12.305, de 02 de agosto de 2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Brasil. Senado Federal. Projeto de Lei do Senado n° 75, de 2017. Recuperado de http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/128531

Brazilian Journal of Engineering – BJPE. Banco de Dados Online. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe

Fonseca, E. C. C. da, Barreiros, E. C. M., Melo, A. C. S., Carneiro, M. P., & de Lucena Nunes, D. R. (2015). Evolução dos estudos de logística reversa realizados no contexto nacional: uma análise bibliométrica. Revista Produção Online, 15(4), 1457-1480.

Leitão, A. (2015). Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, 1(2), 150-171.

Maia, A. M. G., Rodrigues, H. H. M., & Moraes, J. R. S. F. (2020). Aplicação do método do centro de gravidade para localização de um centro de distribuição de uma fábrica de argamassa e rejunte. Economia Circular e suas interfaces com a Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 27.

Martins, P. G., & Laugeni, F. P. (2015) Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Saraiva

Monteiro, C., Karpinski, J. A., Kuhl, M. R., & Morozini, J. F. (2016). A gestão municipal de resíduos sólidos e as ações de sustentabilidade: um estudo realizado em um município do centro oeste do Paraná. Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, 9, 139-154.

Nascimento, V. F., Sobral, A. C., Andrade, P. R. D., & Ometto, J. P. H. B. (2015). Evolução e desafios no gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no Brasil. Revista Ambiente & Água, 10, 889-902.

Oliveira, B. F. de., Neto, J. O., kwaitkowski da Silva, J., & Santoro, P. P. C. (2015) Uso Do Centro De Gravidade Para Localizar A Base Operacional Da Tpg Do Brasil. Otimização de recursos e desenvolvimento. Resende, RJ, Brasil,12.

Pitta Junior, O., Neto, M. N., Sacomano, J. B., & Lima, J. L. A. (2009). Reciclagem do óleo de cozinha usado: uma contribuição para aumentar a produtividade do processo. In Internacional Workshop Advances In Cleaner Production, 2, 1-10.

Slack, N. et al. (2015) Administração da produção, 4ª. Ed, São Paulo: Atlas.

Soares, I. R. C., Biagio, M. G., Gonçalves, M. F. S., & Servare Junior, M. W. J. (2020). Localização de centro de triagem de papel para escolas do bairro da vila mariana, são paulo: location of paper sorting center for schools in vila mariana neighborhood, São Paulo. Brazilian Journal of Production Engineering, BJPE, 110-119.

Servare Junior, M. W. J., & Cardoso, P. A. (2020). Modelo matemático para postergação de tempo no projeto de rede logística reversa com níveis de capacidade: mathematical modelling for time postponement in reverse network logistic design with capacity levels. Brazilian Journal of Production Engineering, BJPE, 01-22. https://doi.org/10.47456/bjpe.v6i7.32475

Publicado

14.12.2021

Como Citar

Bittencourt , B. N., & Servare Junior, M. W. J. (2021). Centro de gravidade para localizar centro de coleta para a economia circular do óleo de cozinha em Vitória, ES. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(5), 194–206. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i5.37047

Edição

Seção

ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>