Estudo da utilização das ferramentas da qualidade para análise de causa raiz da baixa performance de atendimento em uma empresa de telecomunicações

Autores

  • Catala Racile Ruela Silva UNISALES – Centro Universitário Salesiano
  • Wilson Rodrigues de Souza Junior Centro Universitário Salesiano - Unisales

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.37228

Palavras-chave:

Análise e solução de problemas, Qualidade, Ferramentas da qualidade

Resumo

A abordagem sistematizada de problemas é um dos aspectos mais importantes de um programa da qualidade. Diversas ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o profissional a compreender os problemas que ocorrem em seu dia a dia, achar a causa raiz e encontrar soluções adequadas para eles. O trabalho proposto teve por objetivo aplicar ferramentas da área de gestão da qualidade, trabalhando todos os seus aspectos de resolução de problemas, para encontrar a causa raiz da avaliação ruim realizada pelo cliente acerca do atendimento, com o intuito de melhorar a nota de satisfação (avaliação realizada pelo cliente) de atendimento de uma campanha de atendimento ao cliente. Dentre as ferramentas que foram utilizadas, estão: gráfico de Pareto, diagrama de causa e efeito, Matriz GUT e 5W2H. Os resultados encontrados foram ações de melhorias contínuas que contribuirão para melhora do indicador da operação, confirmando o objetivo da gestão da qualidade, a satisfação total dos clientes.

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Biografia do Autor

Wilson Rodrigues de Souza Junior, Centro Universitário Salesiano - Unisales

Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica - Biomedicina - Habilitação em Análises Clínicas, pelo Centro Universitário Plínio Leite / Universidade Anhanguera Niterói (2013). Estatutário em Analises Clínicas pela Fundação Municipal de Saúde de Niterói desde 2007 e pela Secretaria Municipal de Saúde de Maricá desde 2011. Analista Clínico no Hospital Municipal de Niterói Carlos Tortelly de2014 - 2017. Atuante como Coordenador Municipal de Laboratório de Análises Clínicas no Município de Maricá desde 2017, com atuação em gestão laboratorial, gestão de recursos humanos, formação de memória de cálculo para contratos licitatórios, banca técnica para pregão de contratação e compra de insumos, serviços e equipamentos de laboratório clínico, fiscal de contratos em serviços de saúde pública, gerenciador de logística em inovações no serviço de patologia na atenção primária, hospitalar e emergências, participante em comissões de contratação de corpo técnico para saúde, corpo de fundadores do projeto de criação do novo Hospital Municipal de Maricá Dr. Ernesto Che Guevara, em obras de adequação dos setores de Laboratório e rede hospitalar do Hospital Municipal de Maricá Conde Modesto Leal, gerenciador da Unidade de Urgência Santa Rita, (Texto informado pelo autor)

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Publicado

08.03.2022

Como Citar

Silva, C. R. R., & Souza Junior, W. R. de. (2022). Estudo da utilização das ferramentas da qualidade para análise de causa raiz da baixa performance de atendimento em uma empresa de telecomunicações. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(2), 145–162. https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i2.37228