O impacto da baixa qualidade na prestação de serviço para a reputação de grandes hotéis

Autores

Palavras-chave:

Hotel, Reclamação, Reputação, Serviço, Imagem Corporativa

Resumo

Esta pesquisa tem o propósito de identificar as principais reclamações dos hóspedes em relação aos hotéis e entender como as redes hoteleiras lidam com o feedback negativo, a fim de rever a má impressão de forma que não altere a imagem do meio de hospedagem. Foi identificado que cada hotel reage de uma forma diferente a variados cenários e problemas que, em muitos casos, são recorrentes. Os clientes se tornaram mais exigentes em relação à qualidade dos serviços, mostrando assim a importância de acompanhar cada relato, elaborando planos de ação para garantir o bom atendimento a todos os hóspedes. Um fator evidenciado na pesquisa é a dificuldade das redes hoteleiras em oferecer soluções reais durante e após a estada, com o intuito de recuperar a credibilidade e confiança do hóspede. Logo, é constatado que muitos hotéis optam por ações remediadoras para compensar uma falha, mas não necessariamente resolvendo o problema e certificando que não ocorra novamente. Outro fator relevante é a importância de esclarecer os fatos, visto que os hotéis que se preocupam em dar uma resposta rápida, seja justificando ou promovendo soluções, se destacam por estarem presentes ao lado do cliente, demonstrando, assim, zelo quanto ao problema enfrentado.

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Biografia do Autor

Bianca Trombini Laurindo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduanda em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Julia Pereira Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduanda de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, bolsista de Iniciação Científica e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR). (Texto informado pelo autor)

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é Professor no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sustentare; do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: administração; bullying no contexto escolar; cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; empreendedorismo; ensino; Identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; gestão; gestão de pessoas; gestão pública; hospitalidade; hostels; logística; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços; tecnologia da informação e comunicação; turismo; turismo de aventura. (Texto informado pelo autor)

Rosineide Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

É mestra em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS, com graduação em Hotelaria e Administração. Atualmente é docente do Instituto Federal de São Paulo - IFSP (curso de turismo) e educadora social, também faz parte do conselho administrativo da Colmeia (ONG ). Ministra aulas e desenvolve material didático para cursos EAD nas áreas de hospitalidade e administração. É assessora de eventos e atua na consultoria de alimentos e bebidas. Áreas de interesse: hospitalidade, gastronomia, administração, políticas públicas, gestão participativa, desenvolvimento local, e terceiro setor. (Texto informado pelo autor)

Thiago Dantas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Graduando em Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Formado Técnico em Administração pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - ETEC Albert Einstein (Texto informado pelo autor)

Simone Mendes Delphino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Sant'Anna (2002) e Especialização em Gestão Pública. É administradora e Diretora adjunta de Administração do campus São Paulo do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, Gestão de resíduos, reaproveitamento de alimentos, compostagem, reaproveitamento e conscientização. (Texto informado pelo autor)

Referências

Andreasen, AR, Kotler, P., & Parker, D. (2008). Marketing estratégico para organizações sem fins lucrativos.

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Publicado

22.08.2022

Como Citar

Laurindo, B. T., Gonçalves, J. P., Oliveira, R. R. de, Lima, R. M. de, Silva, T. D. da, & Delphino, S. M. (2022). O impacto da baixa qualidade na prestação de serviço para a reputação de grandes hotéis. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 04–07. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38909

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