Diagnóstico inicial do aprendizado em projeto de iniciação científica júnior sobre educação ambiental

Autores

  • Aloísio José Bueno Cotta Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0002-7084-0705
  • Niccoly Aparecida Francelino Escola Municipal de Ensino Fundamental Ouro Negro
  • Bruna Moura Martins Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Poluição, Meio Ambiente.

Resumo

Conscientizar da importância de proteger o meio ambiente e sobre os impactos à saúde causados cotidianamente pela poluição do ar e da água ainda é necessário. Neste estudo, após oficinas teórico-práticas, o aprendizado de 26 alunos de uma turma do 3º ano do ensino fundamental foi avaliado. Estudou-se a poluição do ar com uma vela acesa, seguido do exame da fuligem produzida. Para a poluição das águas, murais para a fixação de imagens de elementos naturais, poluentes e medidas de mitigação foram empregados. Na sequência, os alunos coletaram e analisaram a água de suas casas, constatando que 100% das amostras de águas subterrâneas estavam contaminadas com patógenos. Depois de cada oficina, uma atividade avaliativa foi aplicada, revelando altos índices de acerto, sendo 100% nos exercícios sobre a poluição do ar e 70% sobre a poluição das águas. Concluiu-se que os alunos assimilaram os conteúdos discutidos teoricamente e aplicados nas práticas. Apesar de 30% não terem identificado todos os possíveis impactos sobre a saúde decorrentes da presença de patógenos na água, estes identificaram pelo menos um destes, o que demonstra uma boa compreensão do tema e que o projeto está obtendo sucesso em sua proposta.

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Biografia do Autor

Aloísio José Bueno Cotta, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Professor de Química Geral, Ambiental, Analítica e Instrumental do Departamento de Ciências Naturais (DCN) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES). Com experiência prática na certificação de materiais de referência (MR), sistema de garantia de qualidade em ensaios químicos, conforme Diretrizes SANTE e ISO. Domina o ajuste de modelos de qualidade da água para avaliar os impactos das cargas orgânicas urbanas e disponibilidade de nutrientes (N e P) nas águas fluviais. A avaliação da contaminação das águas subterrâneas e tratamento com clorador. Estabelecimento de procedimentos para preparo de amostras para determinações com métodos cromatográficos (HPLC-DAD e CG-MS) de pesticidas, coordenação de projetos de educação ambiental.

Niccoly Aparecida Francelino, Escola Municipal de Ensino Fundamental Ouro Negro

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006); Pós graduação "Lato-Sensu", em Gestão da Educação - Habilitação em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional; Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Professora Efetiva - SME São Mateus ES desde 1999; Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação

Bruna Moura Martins, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Graduanda em Engenharia Química pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2021). Bolsista do Projeto Especial de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão I (PaEPE I) onde exerceu o cargo de Monitora de Química Geral Experimental, coordenado pela Doutora Mellina Damasceno Rachid Santos (UFES/2022).

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Publicado

15.12.2023

Como Citar

Cotta, A. J. B., Francelino, N. A., & Martins, B. M. (2023). Diagnóstico inicial do aprendizado em projeto de iniciação científica júnior sobre educação ambiental. Brazilian Journal of Production Engineering, 9(6), 21–25. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/43252

Edição

Seção

Edição Especial "Semana de Química do Norte do Espírito Santo