GESTÃO DE PROJETOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL COM A METODOLOGIA BIM APLICADA: ESTUDO DE CASO
Resumen
A metodologia de gestão de projetos em BIM vêm crescendo no mercado brasileiro nos últimos anos, acompanhando o crescimento da construção civil. Por meio deste novo paradigma na forma de projetar, é possível alavancar os lucros nas fases de construção, operação e manutenção. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo prático em um edifício residencial em concreto armado, aplicando a metodologia BIM para a gestão de projetos de diversas disciplinas. Para tanto, desenvolveu-se o modelo virtual 3D de todas as disciplinas do projeto executivo e, posteriormente, foi feita a compatibilização entre disciplinas e extração de quantidades para aumentar a produtividade da obra. Foram utilizadas como ferramentas BIM, o Revit e o Navisworks, ambos da Autodesk. Como resultado, obteve-se a redução de erros nos pedidos de materiais, melhoria na qualidade dos serviços na obra, economia no HH do engenheiro e operários da obra. Por fim, o presente trabalho comprova que a implementação parcial do BIM na gestão de projetos da empresa garantiu redução de custos e prazos na indústria da construção civil.
Descargas
Referencias
GALLO, D. et al. Entomologia Agrícola. Piracicaba: FEALQ, 2002. 920p.
ZANUNCIO JUNIOR, J. S.; MARTINS, D. S. Esperança-da-banana. In: PRATISSOLI, D.. (Org.). Pragas emergentes no estado do Espírito Santo. 1ed.Alegre, ES: UNICOPY, 2015, v. Cap. 9, p. 68-71.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































