ESTUDO PRELIMINAR DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ-TRATAMENTO E-COAT EM UMA PLANTA DE PINTURA AUTOMOTIVA

Autores

  • Júlia Santos Pedro Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.
  • Amanda Bahia de Souza Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil.
  • João Vitor Cabral Gonçalves Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil
  • Cristiane de Souza Siqueira Pereira Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil
  • Moisés Teles Madureira Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil

Resumo

O pré-tratamento constitui uma etapa do processo da pintura automotiva, onde torna-se indispensável um tratamento de superfície devido a necessidade de remover as sujidades (óleo e limalha) residuais das etapas anteriores, para posterior pintura. Dessa forma, é considerado um dos principais fatores que influenciam na resistência à corrosão pelo seu efeito na aderência da camada de tinta. As atuais exigências do mercado referentes a desempenho têm colocado a indústria automotiva numa busca por novas alternativas, não somente no âmbito da engenharia de materiais com foco em composição de chapas metálicas, como também de novos tratamentos de superfície utilizados no processo de pintura. Visando máxima otimização, simultânea aos requisitos ambientais e manutenção da resistência à corrosão, característica fundamental nas garantias oferecidas pelas montadoras e determinante na durabilidade do veículo. Dito isso, o pré-tratamento é composto por 12 estágios, tornando o foco deste estudo reduzir de forma assertiva os custos, otimizando o processo tal como a retirada de uma etapa considerada obsoleta e indiferente quanto a qualidade final apresentada.

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Referências

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Publicado

23.04.2019

Como Citar

Pedro, J. S., Souza, A. B. de, Gonçalves, J. V. C., Pereira, C. de S. S., & Madureira, M. T. (2019). ESTUDO PRELIMINAR DA OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ-TRATAMENTO E-COAT EM UMA PLANTA DE PINTURA AUTOMOTIVA. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(2), 120–129. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_11

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