SISTEMA DE GESTÃO ISO 22000: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DE ADITIVOS INDUSTRIAIS

Autores

  • Luma Carvalho Silva Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil
  • Maria Carolina De Barros Lima Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil
  • Cristiane De Souza Siqueira Pereira Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil
  • Moisés Teles Madureira Curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ, Brasil

Resumo

Todos os processos inseridos na cadeia de produção de alimentos devem ser rigorosamente controlados. Um dos agentes dessa cadeia é representado pela indústria de Aditivos Alimentícios, cuja eficiência de processo deve manter os mesmos níveis de qualidade da indústria que fabrica o produto final para consumo. Umas das formas de dar suporte ao controle das etapas de produção são oriundas de Normas Internacionais reconhecidas como referências de mercado, dentre as quais se cita a Food Safety System Certification (FSSC 22000). Desta norma se desdobram os requisitos que devem ser seguidos de acordo com o escopo almejado pelas empresas. Objetivou-se com esse trabalho relatar o projeto de implantação da Norma ISO 22000 em uma empresa do ramo de aditivos alimentícios. Com o uso das ferramentas de software MS Project e Bizagi Modeler, avaliou-se o processo produtivo desde o diagnóstico inicial até a obtenção da aprovação da certificação. Com isso, foi possível obter uma visão sistêmica da situação anterior e posterior à mudança. O projeto mobilizou uma equipe responsável pelo treinamento e transformação dos processos, resultando na certificação após 6 meses de atividades programadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUSSEL, Enrique (2005). “Europa, modernidade e eurocentrismo”. In: LANDER, E. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO. pp. 55-70.

FANON, Frantz (2008). Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA.

QUIJANO, Aníbal (1992). “Colonialidad y modernidad-racionalidad”. In: BONILLO, Heraclio (Comp.). Los conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones. pp. 437-449.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23.04.2019

Como Citar

Silva, L. C., Lima, M. C. D. B., Pereira, C. D. S. S., & Madureira, M. T. (2019). SISTEMA DE GESTÃO ISO 22000: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ÁREA DE ADITIVOS INDUSTRIAIS. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(2), 143–150. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N02_13