PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL ADEQUADOS À UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS PORTÁTEIS MOTORIZADAS
PROPOSED APPROACH FOR SELECTION OF PERSONAL PROTECTIVE EQUIPMENT FOR THE USE OF MOTORIZED PORTABLE TOOLS
Abstract
As atividades laborais com Ferramentas Portáteis Motorizadas (FPM) compreendem riscos inerentes, que podem gerar acidentes e provocar danos à saúde do trabalhador. Desta forma, observa-se a necessidade de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI) específicos. Há, contudo, dificuldades de adesão ao uso de proteções por parte dos usuários, devido à falta deinformação e ações em conjunto das partes interessadas. O objetivo deste trabalho foi elaborar e propor uma abordagem para selecionar e indicar EPI pertinentes à utilização de motosserras e roçadeiras. Para tanto, realizaram-se entrevistas individuais com as partes interessadas e se elaboraram módulos ou kits de EPI para determinada família de máquinas, considerando a opinião de stakeholders. Os principais resultados indicaram a existência de pequenas discrepâncias nos fatores de conforto e certificado de aprovação entre as partes interessadas, no que tange a avaliação e seleção de determinados EPI.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

All works published in the Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) are licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
This means that:
Anyone can copy, distribute, display, adapt, remix, and even commercially use the content published in the journal;
Provided that due credit is given to the authors and to BJPE as the original source;
No additional permission is required for reuse, as long as the license terms are respected.
This policy complies with the principles of open access, promoting the broad dissemination of scientific knowledge.


2.png)


























































