UM COMPARATIVO ENTRE AS PRÁTICAS EM GESTÃO DE PROJETOS PMBOK E SCRUM PARA A CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO
- Autores
-
-
Nathan Peixoto Oliveira
Autor
-
Rômulo Henrique Gomes de Jesus
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa
Autor
-
Danielle Gonçalves de Oliveira Prado
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Apucarana
Autor
-
- Resumo
- O sistema globalizado competitivo demanda uma crescente eficiência dos modelos e ferramentas de gestão. Projetos devem ser executados como frações do tempo utilizado no passado e adjunto, há uma vasta quantidade de padrões de gestão muitas vezes mal interpretados, acabando por onerar em tempo, gastos e mão-de-obra. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de comparar e compilar o que há de melhor nas mais bem-conceituadas práticas em gerenciamento de projetos, a fim de: unificar, descomplicar e fazer um diligenciamento mais eficiente. Para tal, foi aplicado um estudo de caso utilizando bases renomadas, como PMBOK® e a gestão ágil representada pela metodologia SCRUM, para a criação de um aplicativo de venda e negociação de lubrificantes. Como resultado, ao compará-las frente a onze assuntos, constatou-se que ao fazer uso da primeira, esta se sobressai com relação aos seus grupos de processos e gestão do tempo. Já a segunda, em gestão da integração, do escopo, da qualidade e da comunicação. Por fim, ambas se equiparam em gestão de custos, de recursos humanos, de risco, de aquisição e conclusão. Através da não sobreposição e imparcialidade dos resultados, o artigo justificou a importância de um uso combinado das práticas para um modelo otimizado de gestão.
- Biografia do Autor
- Referências
- Downloads
- Arquivos adicionais
- Publicado
- 02.07.2019
- Seção
- ENGENHARIA ORGANIZACIONAL
- Licença
-
Direitos autorais (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista; Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original; Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença. Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico. 🔗 CC BY 4.0


2.png)








































