UM COMPARATIVO ENTRE AS PRÁTICAS EM GESTÃO DE PROJETOS PMBOK E SCRUM PARA A CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO

Autores

  • Nathan Peixoto Oliveira University of Bordeaux https://orcid.org/0000-0002-1082-8499
  • Rômulo Henrique Gomes de Jesus Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa
  • Danielle Gonçalves de Oliveira Prado Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Apucarana

Resumo

O sistema globalizado competitivo demanda uma crescente eficiência dos modelos e ferramentas de gestão. Projetos devem ser executados como frações do tempo utilizado no passado e adjunto, há uma vasta quantidade de padrões de gestão muitas vezes mal interpretados, acabando por onerar em tempo, gastos e mão-de-obra. Este trabalho tem, portanto, o objetivo de comparar e compilar o que há de melhor nas mais bem-conceituadas práticas em gerenciamento de projetos, a fim de: unificar, descomplicar e fazer um diligenciamento mais eficiente. Para tal, foi aplicado um estudo de caso utilizando bases renomadas, como PMBOK® e a gestão ágil representada pela metodologia SCRUM, para a criação de um aplicativo de venda e negociação de lubrificantes. Como resultado, ao compará-las frente a onze assuntos, constatou-se que ao fazer uso da primeira, esta se sobressai com relação aos seus grupos de processos e gestão do tempo. Já a segunda, em gestão da integração, do escopo, da qualidade e da comunicação. Por fim, ambas se equiparam em gestão de custos, de recursos humanos, de risco, de aquisição e conclusão. Através da não sobreposição e imparcialidade dos resultados, o artigo justificou a importância de um uso combinado das práticas para um modelo otimizado de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathan Peixoto Oliveira, University of Bordeaux

Engenheiro de produção formado pela UFF – Universidade Federal Fluminense (2014), especialista em Gestão de Projetos pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), mestre (2017) e doutorando em administração pela Université de Bordeaux. Professor-tutor da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, experiência como professor e coordenador de matemática da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – e mais de 10 anos em empresas privadas na gestão de portfólio e projetos diversos.

Rômulo Henrique Gomes de Jesus, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa

Possui graduação em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2014) e especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gerenciamento da produção e Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da qualidade de vida, qualidade e organização do trabalho.

Danielle Gonçalves de Oliveira Prado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Apucarana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2012). Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2016). Atualmente atua como professora adjunto C (nível 3) e é responsável pelo Núcleo de Educação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Apucarana

Referências

Bressan, F. (2000). O Método do Estudo de Caso. v. 1, n. 1. São Paulo: FEA/USP.

Drob, C., & Zichil, V. (2013). Overview Regarding the Main Guidelines, Standards and Methodologies Used in Project Management. Journal of Engineering Studies & Research, 19(3), 26–31.

Marçal, A.S.C., Soares, F.S.F., & Belchior, A.D. (2007). Mapping CMMI Project Management Process Areas to SCRUM Practices. 31st IEEE Software Engineering Workshop, Loyola College, Baltimore, MD, USA, (2007, Março 6-8).

Martins, L. V. (2010). Gestão Profissional de Projetos. Revista Tech Hoje. Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/83 >. Acesso em: 12 abr. 2019.

Mulcahy, R. (2018). PMP® Exam Prep. 9. ed. Minnetonka: RMC Publications.

Pereira, P., Torreão, P., & Marçal, A.S.C. (2007). Entendendo o SCRUM para Gerenciar Projetos de Forma Ágil. Revista Mundo PM, 14 (3), 64-75.

PMI® - Project Management Institute®. (2004). Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamentos de Projetos. Guia PMBOK. 3. ed. Pennsylvania: Project Management Institute.

PMI® - Project Management Institute®. (2019). PMI® Today – Compilação de dados feito pelo autor. 2019. Disponível em: < http://www.pmitoday-digital.com>. Acesso em: 9 abr. 2019.

Sotille, M. (2014) Gerenciamento de Projetos na Engenharia de Software. PM Tech. Disponível em: <http://www.pmtech.com.br/artigos/Gerenciamento_Projetos_Software.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2019.

Schwaber, K. (2004). Agile Project Management with SCRUM. Washington: Microsoft Press.

The Standish Group. (2011). The Chaos Report. Disponível em: < https://www.standishgroup.com>. Acesso em: 05 abr. 2019.

Valle, A.; Soares, C.A., Finocchio, J., & Silva, L. da. (2010). Fundamentos de Gerenciamento de Projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV.

Vargas, R. (2014). Manual prático do plano do projeto. 5.ed. Rio de Janeiro: Brasport.

Vargas, R. (2009). Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7. ed. Rio de Janeiro: Brasport.

Yin, R. K. (2018). Case Study Research and Applications: Design and Methods. 6. ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.

Downloads

Publicado

02.07.2019

Como Citar

Oliveira, N. P., Jesus, R. H. G. de, & Prado, D. G. de O. (2019). UM COMPARATIVO ENTRE AS PRÁTICAS EM GESTÃO DE PROJETOS PMBOK E SCRUM PARA A CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO. Brazilian Journal of Production Engineering, 5(3), 226–250. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/V05N03_014

Edição

Seção

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL