Teatralidade, performatividade e formas de expressão nas representações do trágico e do dramático em Bodas de Sangue: Uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca

Autores

  • Roney Jesus Ribeiro Universidad San Carlos - USC

Resumo

O trágico e o dramático estão presentes em Bodas de Sangue. Obra do gênero dramático, escrita por Frederico García Lorca, um dos mais expressivos escritores espanhóis do século XX. Propomos neste artigo um estudo sobre “a teatralidade e performatividade como formas de expressão nas representações do trágico e o dramático em Bodas de Sangue - uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca”. Refletiremos sobre a teatralidade, a performatividade, o trágico e o dramático em Bodas de Sangue, obra de García Lorca e na releitura de Carlos Saura. De modo breve definiremos a ideia de trágico moderno. E por fim discorreremos sobre a ideia da teatralidade e performatividade em Bodas de Sangue fazendo um paralelo entre as poéticas da câmera à expressão do gesto no musical de Carlos Saura. Para realizar as discussões sobre os temas propostos, seguiremos afinados às pesquisas de Alves (2011), Bakhtin (2010), Calabrese (1988), Deleuze (1998), Junior (2010), García Lorca (2004) Gibson (1989), Nietzsche (1999), e os demais que se fizerem necessários.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Jesus Ribeiro, Universidad San Carlos - USC

Doutorando em Educação – USC, Mestre em Educação – UA. Graduado em Artes Visuais – UNIMES e Letras Português/Espanhol e Português/Inglês – FACIASC. Professor tutor no curso de Graduação em Licenciatura em Letras - Português do IFES e professor das disciplinas de Arte e Língua Portuguesa e Literaturas na SEDU. É artista visual, cronista e contista. Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras, Linguística e Arte e Educação. 

Referências

ALVES, Marcela Loureiro. “Bodas de Sangue”, de Carlos Saura: releitura do musical clássico. São Paulo: [s.n.], 2011. 164f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes. 2011.

AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e os gregos. Revista Hypnos, São Paulo, número 21, p. 273-287, 2º semestre 2008.

BAKHTIN, Mikhael. Estética da Criação Verbal. 5 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2010.

BORNHEIM, Gerd A. O sentido e a máscara. 2.a ed. Coleção Debates dirigida por J. Guinsburg. São Paulo: Editora perspectiva, 1969.

CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1988.

CASTRO FILHO, Claudio de Souza. O trágico no teatro de Federico García Lorca. Campinas, SP: [s.n.], 2007. Dissertação (mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. 2007.

DELEUZE, Guilles. Diferença e repetições. 2ª ed. Trad. Luiz Orlandi; Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal. 2009.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

FERRAZ, Maria Cristina Franco. Kátharsis e arte no pensamento de Nietzsche. In: DUARTE, Rodrigo et alii. Kátharsis: reflexões de um conceito estético. Belo Horizonte: C/ Arte, 2002, pp. 234-243.
GARCÍA LORCA, Federico. Bodas de Sangue. São Paulo: Abril, 1977.

_______________, Federico. Teatro Completo. Edición y prólogo de Miguel García- Posada, 4 vols. Barcelona: Contemporánea, 2004.

GIBSON, Ian. Federico García Lorca: uma biografia. Tradução Augusto Klein. São Paulo: Globo, 1989.

JUNIOR, Zaqueu Machado Borges. Sobre p poético e o trágico em Yerma, de Frederico García lorca. Revista Lumen et Virtus, Vol. I nº 1. p. 106-116, 2010.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SOUZA, Christine Veras de. O show deve continuar. O gênero musical no cinema. Minas Gerais: [s.n.], 2005. 300f. Dissertação (mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2005.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Ribeiro, R. J. (2015). Teatralidade, performatividade e formas de expressão nas representações do trágico e do dramático em Bodas de Sangue: Uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca. Revista Do Colóquio, 5(9), 51–72. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/11393