Teatralidade, performatividade e formas de expressão nas representações do trágico e do dramático em Bodas de Sangue: Uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca
Resumo
O trágico e o dramático estão presentes em Bodas de Sangue. Obra do gênero dramático, escrita por Frederico García Lorca, um dos mais expressivos escritores espanhóis do século XX. Propomos neste artigo um estudo sobre “a teatralidade e performatividade como formas de expressão nas representações do trágico e o dramático em Bodas de Sangue - uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca”. Refletiremos sobre a teatralidade, a performatividade, o trágico e o dramático em Bodas de Sangue, obra de García Lorca e na releitura de Carlos Saura. De modo breve definiremos a ideia de trágico moderno. E por fim discorreremos sobre a ideia da teatralidade e performatividade em Bodas de Sangue fazendo um paralelo entre as poéticas da câmera à expressão do gesto no musical de Carlos Saura. Para realizar as discussões sobre os temas propostos, seguiremos afinados às pesquisas de Alves (2011), Bakhtin (2010), Calabrese (1988), Deleuze (1998), Junior (2010), García Lorca (2004) Gibson (1989), Nietzsche (1999), e os demais que se fizerem necessários.
Downloads
Referências
AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e os gregos. Revista Hypnos, São Paulo, número 21, p. 273-287, 2º semestre 2008.
BAKHTIN, Mikhael. Estética da Criação Verbal. 5 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. 2010.
BORNHEIM, Gerd A. O sentido e a máscara. 2.a ed. Coleção Debates dirigida por J. Guinsburg. São Paulo: Editora perspectiva, 1969.
CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. Lisboa: Edições 70, 1988.
CASTRO FILHO, Claudio de Souza. O trágico no teatro de Federico García Lorca. Campinas, SP: [s.n.], 2007. Dissertação (mestrado em Artes) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes. 2007.
DELEUZE, Guilles. Diferença e repetições. 2ª ed. Trad. Luiz Orlandi; Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal. 2009.
DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
FERRAZ, Maria Cristina Franco. Kátharsis e arte no pensamento de Nietzsche. In: DUARTE, Rodrigo et alii. Kátharsis: reflexões de um conceito estético. Belo Horizonte: C/ Arte, 2002, pp. 234-243.
GARCÍA LORCA, Federico. Bodas de Sangue. São Paulo: Abril, 1977.
_______________, Federico. Teatro Completo. Edición y prólogo de Miguel García- Posada, 4 vols. Barcelona: Contemporánea, 2004.
GIBSON, Ian. Federico García Lorca: uma biografia. Tradução Augusto Klein. São Paulo: Globo, 1989.
JUNIOR, Zaqueu Machado Borges. Sobre p poético e o trágico em Yerma, de Frederico García lorca. Revista Lumen et Virtus, Vol. I nº 1. p. 106-116, 2010.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou helenismo e pessimismo. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SOUZA, Christine Veras de. O show deve continuar. O gênero musical no cinema. Minas Gerais: [s.n.], 2005. 300f. Dissertação (mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.