A relevância de Wesley Duke Lee para o cenário artístico brasileiro da primeira metade da década de 1960

Autores

  • Livia Santolin Borges UFES

Resumo

Wesley Duke Lee é sem dúvida um dos nomes de referência da arte contemporânea em São Paulo e no Brasil. Neste artigo serão comentadas suas significativas contribuições para o quadro artístico brasileiro no que tange a década de 1960, como também será explicitado o panorama histórico e sociopolítico da referida época. Fizemos um recorte estendendo apenas ao ano de 1965 para melhor precisão dos fatos e dos acontecimentos que envolviam Duke Lee. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Santolin Borges, UFES

Lívia Santolin Borges é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-graduada em Artes na Educação pela fundação Ulysses Boyd e estudante do Mestrado em Artes, do PPGA-UFES, com linha de pesquisa em estudos em História, Crítica e Teoria da arte.    Email: liviasan_artes@yahoo.com.br

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do trabalho – ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2004

CHASIN, José. Método dialético. Maceió, 1988 (mimeo).

COUTINHO, Carlos Nelson. O estruturalismo e a miséria da razão. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

GALBRAITH, J. O novo Estado Industrial. São Paulo: Pioneira, 1977.

GORZ, André. Crítica da divisão do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LESSA, Sergio. Mundo dos homens. Trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002.

______. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2007.

______. História e ontologia: a questão do trabalho. Crítica Marxista, volume 20, p. 70-89, Rio de Janeiro: Revan, 2005.

LUKÁCS, Georg. O trabalho. Tradução de Ivo Tonet. Mimeografado. Extraído de Per L’Ontologia Dell’ essere Socieale. Roma: Riunit, 1981.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Livro primeiro, tomo 1. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MARX, Karl. O Capital – Crítica da Economia Política. Livro primeiro, tomo 2. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

MARX, Karl; ENGELS, F. A ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MARX, Karl, ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Martin Claret, 2007.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

______. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2004.

______. O século XXI: socialismo ou barbárie. São Paulo: Boitempo, 2006

______. Filosofia, ideologia e ciências sociais. São Paulo: Boitempo, 2008.

______. O desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.

______. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

NETTO José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2007.

PANIAGO, Cristina. Mészáros e a incontrolabilidade do capital. Maceió: Edufal, 2007.

PIMENTEL, Edlene. Uma nova questão social? Raízes materiais humano-sociais do pauperismo de ontem e de hoje. Maceió: Edufal, 2007.

ROMERO, Daniel. Marx e a técnica. Um estudo dos manuscritos de 1861-1863. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

SCHAFF, Adam. A Sociedade informática. São Paulo: Editora Brasiliense, 2007.

TAVARES, Maria Augusta. Os fios (in) visíveis da produção capitalista: informalidade e precarização do trabalho. São Paulo: Cortez, 2004.

TEIXEIRA, Francisco. Marx no século XXI. São Paulo: Cortez, 2008.]

TONET, Ivo. Democracia ou liberdade? Maceió: Edufal, 2004.

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Borges, L. S. (2015). A relevância de Wesley Duke Lee para o cenário artístico brasileiro da primeira metade da década de 1960. Revista Do Colóquio, 5(9), 90–100. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/11505