Estrutura Superficial

Autores

  • Clara Sampaio Cunha Universidade de Coimbra

Resumo

O ensaio visual Estrutura Superficial faz parte de uma série de investigações no campo da curadoria em arte contemporânea, que busca compreender suas ferramentas e procedimentos por meio de experiências visuais com o desenho, a colagem, a fotografia e o vídeo. Em certa extensão, essa série pode ser compreendida como um desdobramento de uma pesquisa acadêmica em mestrado e doutorado em torno da emergência da figura do curador, do artista-curador e de práticas colaborativas curatoriais.


Compreendendo, portanto, a curadoria como linguagem, os trabalhos apresentados fazem uso de um arquivo de catálogos e impressos de exposições de arte realizadas no Brasil e em Portugal entre os anos de 2014 a 2017 e fazem parte de uma proposta maior que investiga a constituição de projetos curatoriais e expográficos, seus métodos e enquadramentos ideológicos. Por meio do recorte de nomes de artistas, exposições e instituições, o trabalho propõe pensar nas estruturas de poder por detrás da linguagem, comparando eventos diversos no sistema da arte ao evidenciar suas peculiaridades e semelhanças.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clara Sampaio Cunha, Universidade de Coimbra

Clara Sampaio é artista visual, curadora e arquiteta. É Doutoranda em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra (2017-), Mestra em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGA-UFES, 2016) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo (2011) também pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

29-12-2017

Como Citar

Sampaio Cunha, C. (2017). Estrutura Superficial. Revista Do Colóquio, 7(13), 65–70. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/18242