O Informalismo Francês e a Matéria em Jean Dubuffet

Autores

  • Thays Alves Costa UFES

Resumo

Este estudo tem como intuito refletir sobre o informalismo francês e o uso da matéria na produção plástica do artista Jean Dubuffet. Dubuffet teve destaque por utilizar matéria orgânica em suas obras, além de experimentar diversos materiais, como resíduos industriais, que conceberam um aspecto primitivo, sobretudo, em suas pinturas e assemblages. O artista ainda demonstrou interesse pelas culturas não europeias e, buscou valorizá-las em suas produções artísticas e teóricas.      Com base nos seguintes textos Biografía a passo de carga e Escritos sobre arte, ambos escritos por Dubuffet, apresentarei reflexões acerca do informalismo e da matéria. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Alves Costa, UFES

Mestre em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - linha de pesquisa "Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte" - integra o grupo de pesquisa "Crítica e experiência estética Gerd Bornheim". Licenciada em Artes Visuais, com a pesquisa intitulada "Considerações sobre a expressão na Arte Bruta". Atualmente, defendeu a dissertação intitulada "Os ideais de Jean Dubuffet para a concepção do termo Arte Bruta".

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Costa, T. A. (2018). O Informalismo Francês e a Matéria em Jean Dubuffet. Revista Do Colóquio, 8(14), 44–54. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/19948

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)