Estética da Dança Afro-Brasileira

Autores

  • Maicom SOUZA E SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Resumo

O artigo pesquisa a performance do corpo dentro das danças de motrizes culturais negro-brasileira. Uma reflexão sobre as práticas performativas da dança afro-brasileira cênica, baseada em um registro específico sobre o trabalho de Dona Mercedes Baptista, precursora da dança negra cênica no Brasil. Os estudos sobre performance são contemporâneos e permitem diversas abordagens. Diante disso, através da reunião de autores que possibilitam uma visão não estilizada, pejorativamente, dos estudos sobre performance, foi desenvolvida uma compreensão embasada em perspectivas atuais sobre os conceitos de arte e como estudar o habitus de grupos sociais não privilegiados historicamente. Tentaremos, então, por meio da reunião de informações, uma reflexão sobre as dinâmicas que caracterizam as práticas performativas da dança afro-brasileira, além de contextualizar alguns aspectos que estruturam as particularidades de um corpo afro-brasileiro na dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maicom SOUZA E SILVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Graduado em Marketing pela Universidade Vila Velha (2012), Graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Vila Velha (2013) e Graduado em Gestão de Vendas pela Universidade Vila Velha (2010). Atualmente é Produtor e Bailarino do Coletivo Emaranhado, Instrutor de Dança da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI e do Museu Capixaba do Negro Verônica Paes. Bailarino e Produtor da Reverence Cia de Dança e Produtor Cultural Independente. Tem experiência na Área de Dança e Marketing Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança Popular Capixaba, Dança Afro-brasileira, Arte e Cultura, Música e Arte Negra.

Referências

BRAGA, Amanda Batista. História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2015.
DANTO, Arthur C. O descredenciamento filosófico da arte. Tradução: Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Como são trabalhados os conceitos teóricos da etnocenologia e da performance nos processos criativos e nas investigações cênicas?. V Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Revista Eletrônica. Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas . v. 10, n. 1. 2009.
HUAPAYA, Cesar Augusto Amaro. Estética e performance: Dispositivos das Artes e das Práticas performativas. 02. ed. Vitória/ES: Editora Cousa, 2017.
LIGIÈRO, Zeca. Corpo a Corpo: estudo das performances brasileiras. Rio de Janeiro/RJ: Garamond, 2011.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Tradução: Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018.
OLIVEIRA, Nadir Nóbrega. Tentando definir a estética negra em dança. Repertório, Salvador, nº 24, p.128-136, 2015.
SANTOS, Vinícius dos. Corpo e intersubjetividade em o ser e o nada. Theoria - Revista Eletrônica de Filosofia. Faculdade Católica de Pouso Alegre. Porto Alegre, SC. Volume 03 - Número 08. 2011.
SARTRE, J. P. O existencialismo é um humanismo. Tradução: Vergílio Ferreira. São Paulo: Abril S.A., 1973.
SARTRE, J. P. O ser e o nada – ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão. 24 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
SCHECHNER, Richard. “O que é performance?”, em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51. 2006.
SCHECHNER, Richard. Performance e antropologia de Richard Schechner. Seleção de ensaios organizados por Zeca Ligièro. Rio de Janeiro/RJ: Muad X, 2012.
SILVA JR, Paulo Melgaço da. Mercedes Baptista: a criação da identidade negra na dança. Brasília, DF: Fundação Cultural Palmares, 2007.

Downloads

Publicado

27-12-2019

Como Citar

SILVA, M. S. E. (2019). Estética da Dança Afro-Brasileira. Revista Do Colóquio, (17), 31–46. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/27578