Articulações do Instituto Tomie Ohtake em tempo de pandemia

Visita virtual à Exposição Lumina, guiada pela artista Mariana Palma: Tessituras com a educação remota na aula de Arte

Autores

Palavras-chave:

Instituto Tomie Ohtake, Museu de arte e escola, Ambiente virtual expositivo

Resumo

Este artigo tem como escopo revisitar investigações realizadas por pesquisadores nas áreas da arte e da educação com ênfase no estudo das ações educativas em museus, galerias ou institutos de arte, em consonância com a escola, a exemplo de Suano (1987), Grinspum (2000), Barbosa (2009) e Rebouças (2013). Alicerçado na definição de museu e no papel educativo de visitas guiadas presenciais às exposições de arte, estuda a relação entre os espaços expositivos e a escola a partir da modificação e da adaptação para o ambiente virtual expositivo ocorrida com a chegada da pandemia do Covid-19 no Brasil que causou o fechamento dos espaços expositivos. Destaca as ações do Instituto Tomie Ohtake que disponibilizou a exposição Lumina em ambiente virtual e as orientações de acesso de estudantes em aulas de Arte como propulsoras de experiências e de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Andrea Aparecida Della Valentina, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação e Linguagem Visual – PPGE/UFES, desde 2017. Mestre em Artes pelo CAR/UFES (2009). Graduação em Educação Artística, licenciatura plena em Artes Plásticas (1999). Professora de Arte da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Vitória-ES, desde 2002. Integrante do grupo de pesquisa GEPEL/Cnpq - PPGE -UFES.

Ivana de Macedo Mattos, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Educação (PPGE/UFES - 2017/2020), Mestre em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Educação e Linguagens na UFES (2015). Especialista em Abordagens Contemporâneas em Arte-Educação (2001), Bacharel em Artes Plásticas (1997) e Licenciada Plena em Educação Artística - Artes Plásticas (2001) todos realizados pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atuou como professora orientadora de trabalho de Graduação (TGI e TGII) no curso de artes Visuais EAD/UFES do Pólo de Itapemirim/ES em 2017/02 e 2018/01. Atualmente é professora de Ensino Fundamental II e Ensino Médio no Colégio Salesiano Jardim Camburi e professora de Ensino Médio da Escola São Camilo de Lellis, nos quais realiza projetos interdisciplinares e também fazendo integração entre a escola, museus e espaços expositivos. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte na educação, Estudo e ensino da arte, História da arte e Semiótica discursiva. Membro do grupo de pesquisa GEPEL - Cnpq.

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Publicado

19-07-2021

Como Citar

Della Valentina, A. A. ., & Mattos, I. de M. . (2021). Articulações do Instituto Tomie Ohtake em tempo de pandemia: Visita virtual à Exposição Lumina, guiada pela artista Mariana Palma: Tessituras com a educação remota na aula de Arte. Revista Do Colóquio, (20), 9–25. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/35524