Articulações do Instituto Tomie Ohtake em tempo de pandemia
Visita virtual à Exposição Lumina, guiada pela artista Mariana Palma: Tessituras com a educação remota na aula de Arte
Palavras-chave:
Instituto Tomie Ohtake, Museu de arte e escola, Ambiente virtual expositivoResumo
Este artigo tem como escopo revisitar investigações realizadas por pesquisadores nas áreas da arte e da educação com ênfase no estudo das ações educativas em museus, galerias ou institutos de arte, em consonância com a escola, a exemplo de Suano (1987), Grinspum (2000), Barbosa (2009) e Rebouças (2013). Alicerçado na definição de museu e no papel educativo de visitas guiadas presenciais às exposições de arte, estuda a relação entre os espaços expositivos e a escola a partir da modificação e da adaptação para o ambiente virtual expositivo ocorrida com a chegada da pandemia do Covid-19 no Brasil que causou o fechamento dos espaços expositivos. Destaca as ações do Instituto Tomie Ohtake que disponibilizou a exposição Lumina em ambiente virtual e as orientações de acesso de estudantes em aulas de Arte como propulsoras de experiências e de aprendizagem.
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