O caráter mutável da obra de arte

a Mona Lisa sob a perspectiva do historicismo

Autores

Palavras-chave:

historicismo, Mona Lisa, obra de arte, releitura

Resumo

Neste artigo pretendemos explorar ideias concernentes ao historicismo, um conceito importante para a compreensão dos fatos históricos a partir da filosofia da história. O historicismo se constitui de um conjunto de doutrinas que não se limita a uma definição pronta e acabada. Há muitas maneiras de compreender essas doutrinas. Para a compreensão dessa perspectiva histórica, adotamos o método da interpretação artística, partindo da análise de Mona Lisa (1503), de Leonardo da Vinci e releituras produzidas por artistas modernos e contemporâneos inspiradas na obra citada. Objetivamos com este artigo investigar o caráter mutável da obra de arte sob a perspectiva do historicismo. Como a obra de arte é um circuito aberto, ela está sujeita a ressignificações a cada momento histórico. Nesse sentido, o historicismo doutrina filosófica, pode contribuir para compreensão dos sentidos da obra de arte no decorrer do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roney Jesus Ribeiro, UFES

Doutorando em História (área de História Social e Política) e mestre em Artes (área de Teoria, Crítica e História da Arte), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Licenciado em Letras, História e Artes Visuais. Integra os grupos de pesquisa “Teoria e História da Arte Moderna e Contemporânea” e “Crítica e Experiência Estética”, vinculados aos PPGA/Ufes. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (FAPES).

Referências

AGRA, Lucio. História da Arte do século XX: ideias e movimentos. São Paulo: Morumbi, 2004.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: LP&M, 2019.

CARVALHO, Augusto; MENDES, Breno; RAMALHO, Walderez. As origens existenciais da história. In.: Augusto de Carvalho; Breno Mendes; Walderez Ramalho (Org). Sete ensaios sobre História e Existência. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.11-20.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FREELAND, Cynthia. Teoria da Arte: uma breve introdução. Porto Alegre: LP&M, 2019.

GOMBHICH, Ernest Hans. A História da Arte. Rio de Janeiro. LTC, 2013.

ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

ISER, Wolfgang. O Ato da Leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MOLES, Abraham. O Cartaz. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SCHWANITZ, Dietrich. Cultura Geral: tudo o que se deve saber. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

TASSIS, Tomaz. Algumas considerações sobre a possibilidade de uma filosofia da história anti-historicista. In.: Augusto de Carvalho; Breno Mendes; Walderez Ramalho (Org). Sete ensaios sobre História e Existência. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.111-119.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Ribeiro, R. J. (2023). O caráter mutável da obra de arte: a Mona Lisa sob a perspectiva do historicismo. Revista Do Colóquio, 13(22), 97–114. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/42702