(Re)Pensando a censura

arte e silenciamento na ditadura civil-militar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45406

Palavras-chave:

golpe de 1964, manifestações artísticas, censura

Resumo

O presente trabalho visa compreender a censura e repressão à população LGBTQIA+, durante o período ditatorial brasileiro, tomando como ponto inicial as manifestações artísticas desse período. Em um primeiro momento do texto, falarei brevemente do contexto desse período. Sigo analisando o impacto que o golpe de 1964 causou nos indivíduos cuja sexualidade é colocada como desviante, perigosa e como um afronte à moral e aos “bons costumes”. Finalizo o texto traçando um paralelo entre o momento da ditadura civil-militar brasileira e os anos de governo de Jair Bolsonaro, quando localizamos, em seus discursos, uma consonância com o período ditatorial; chegando a inflar seus seguidores a pedir a volta do regime responsável pela morte, desaparecimento e tortura de pessoas.

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Biografia do Autor

Edival Saraiva de Oliveira Neto, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em sociologia da Universidade Estadual do Ceará-UECE (2023). Possui Graduação em bacharelado ciências sociais pela Universidade Regional do Cariri-URCA (2019).

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Neto, E. S. de O. (2024). (Re)Pensando a censura: arte e silenciamento na ditadura civil-militar . Revista Do Colóquio, 14(24), 119–133. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45406

Edição

Seção

Artigos