Escola de inverno

encontro com a cerâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45981

Palavras-chave:

cerâmica, dimensões ancestrais, extensão universitária

Resumo

Este relato de experiência aborda acerca do Laboratório de Experimentação Artística em Cerâmica, realizado dos dias 01 a 05 de julho de 2024 no Instituto de Artes da UNESP, campus de São Paulo. O evento promoveu a integração entre estudantes da UNESP e da ETEC Carlos de Campos, abordando a cerâmica e suas dimensões ancestrais e científicas. O evento incluiu atividades prático-teóricas como a construção de um forno tradicional à lenha e a modelagem de peças cerâmicas em conjunção com as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes da pós-graduação participantes desta atividade. A iniciativa também destacou a importância da extensão universitária e o intercâmbio acadêmico.

Downloads

Biografia do Autor

Clara Pitanga Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda no Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) na linha de pesquisa Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte. É licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É ceramista e pesquisa o caminhar como uma prática artística e estética

Alice Roger Bombardi, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Mestranda no Instituto de Artes da UNESP, na linha de Processos e Procedimentos, sob a orientação da Profa. Dra. Priscila Leonel. Seu universo criativo é vasto e diversificado, refletindo uma rica experiência em mediação cultural, oficinas práticas e assistências artísticas. No mundo da cerâmica, Alice se dedica a entender a essência das peças que emanam uma artesania vibrante, repletas de histórias e nuances que se revelam nas queimas alternativas, como a lenha e o raku. Além disso, Alice gosta de construir fornos tradicionais a lenha como uma prática que demarca territórios e constrói relações pessoais em espaços que são afetivamente importantes para ela. Essas queimas são como jornadas que não revelam apenas a técnica, mas também a alma de cada criação e relação.

Brunno Figueiredo Rodrigues, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Artista, educador e pesquisador paulista interessado pela observação, coleta e registro. Bacharel em Letras pela USP, é Graduando e Mestrando em Artes Visuais pela UNESP. Começou a dar aulas particulares de inglês aos 18 anos. Teve experiência no ensino superior quando iniciou como de tutor universitário nas áreas de Letras Português-Inglês da Universidade Virtual Cruzeiro do Sul, deixando o cargo no final de 2023. Entre esses anos, trabalhou como professor de inglês, português e redação nos Cursinhos Populares da FEA e da ACEPUSP (Associação de Estudantes e Pesquisadores da Universidade de São Paulo). No Centro de Línguas da ACEPUSP foi professor de curso livre de inglês como segunda língua e coordenou o projeto em diferentes áreas (pedagógica, financeira e geral). Atualmente, trabalha e pesquisa as possibilidades poéticas e pedagógicas a partir da vivência em terrenos baldios, pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP - São Paulo, é arte-educador no Sesc Pompéia e professor de português para estrangeiros.

Beatriz Araújo Isidoro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Artista visual, arte-educadora e pesquisadora. Licenciada no curso de Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista e graduanda na habilitação de bacharelado em Artes Visuais pela mesma instituição. Atualmente é professora de Artes da rede pública municipal de São Paulo e assistente em cursos de criatividade no ateliê de cerâmica do Sesc Pompeia. No seu processo de formação como artista entende a pesquisa como parte de seu processo criativo, enxergando beleza no ato de testar, ler e construir conhecimento empírico sobre sua própria prática.

Henry Silva Castelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Artista, educador e pesquisador, que vive e produz em São Paulo, com formação em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e habilitação técnica em Museologia e Meio Ambiente pela Escola Técnica Estadual (ETEC). Em seu trabalho artístico, explora a materialidade do barro e do têxtil para investigar temas de memória e narrativas pessoais. Em 2023, foi bolsista do programa integrado Arts and Cultural Strategy pela University of Pennsylvania, e em 2020 concluiu o curso Gestão de Organizações Culturais e Artísticas de Sucesso pela University of Maryland, College Park.

Priscila Leonel, UNESP

Docente da graduação e pós-graduação em Artes da UNESP. Artista Visual, pós-doutorado (ECA-USP), com pesquisa na área de Ancestralidades, Memórias e Decolonialidades ligadas a Processos Artísticos Cerâmicos e a Arte Educação.

Referências

BOMBARDI, Alice Roger; CASTELLI, Henry Silva; ISIDORO, Beatriz Araújo;. Construção e Queima De Forno Tradicional A Lenha No IA - Unesp: uma vivência com o barro dos pés às mãos. In: anais do I Simpósio Amò Ancestralidade, Cerâmica, Corporeidades, Arte Educação e Decoloniadade - Bauru: UNESP/FAAC/Departamento de Artes e Representação Gráfica, 2023, p. 36 - 48. Disponível em:http:// IBSN: 978-65-88287-18-7. Acesso em: 13 de abril de 2024.

MARTINEZ, Adriana Irene. Siembra de hornos: manual de construcción de horno cerámico para cocción a leña / Adriana Irene Martinez ; editado por Patricio Arian Robles ; fotografías de Julia Robles ; Raquel Saraiva ; ilustrado por Carolina Segré ; Jose Campos Rios. - 1a ed. - Avellaneda : Adriana Irene Martinez, 2023. Disponível em: < https://manualceramica.wordpress.com/siembra-de-hornos/ > Acesso em: 13 de abril de 2024.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Rocha, C. P., Bombardi, A. R., Rodrigues, B. F., Isidoro, B. A., Castelli, H. S., & Leonel, P. (2024). Escola de inverno: encontro com a cerâmica. Revista Do Colóquio, 14(24), 270–280. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45981

Edição

Seção

Relatos de Experiência