Emaranhado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45982

Palavras-chave:

avenida brigadeiro faria lima, emaranhado, espaço lúdico

Resumo

Neste ensaio visual é apresentado Emaranhado (2024), performance-ação que consiste em intervenção artística ativada na Avenida Brigadeiro Faria Lima que utilizou um novelo de barbante para criar um emaranhado tridimensional, reconfigurando temporariamente o espaço em frente ao prédio do Google. A ação buscou transformar efemeramente a espacialidade do local predominantemente voltado para o trabalho, em um espaço lúdico.

Downloads

Biografia do Autor

Clara Pitanga Rocha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestranda em Artes Visuais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho na linha de pesquisa Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte. Licenciada em Artes Visuais na Universidade Federal do Espírito Santo. Foi bolsista do projeto Interfaces do Ensino da Arte e do Núcleo de Artes Visuais e Educação do Espírito Santo (NAVEES). Foi bolsista de iniciação científica (FAP-UFES) e pesquisou o caminhar como uma prática artística. Desenvolve materiais educativos para o ensino de arte contemporânea em parceria com o Grupo de Pesquisa Entre - Educação e arte contemporânea.

Alice Bombardi, UNESP

Mestranda no Instituto de Artes da UNESP, na linha de Processos e Procedimentos, sob a orientação da Profa. Dra. Priscila Leonel. No mundo da cerâmica, dedica-se a entender a essência das peças que emanam uma artesania vibrante, repletas de histórias e nuances que se revelam nas queimas alternativas, como a lenha e o raku. Discute fornos tradicionais a lenha como uma prática que demarca territórios e constrói relações pessoais em espaços que são afetivamente importantes para ela.

Brunno Rodrigues, UNESP

Artista, educador e pesquisador paulista interessado pela observação, coleta e registro. Bacharel em Letras pela USP, é Graduando e Mestrando em Artes Visuais pela UNESP. Pesquisa as possibilidades poéticas e pedagógicas a partir da vivência em terrenos baldios, pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP - São Paulo, é arte-educador no Sesc Pompéia e professor de português para estrangeiros.

Luciana Martins Tavares de Lima, USP/UNESP

Doutoranda e Mestre em Artes Visuais pela Unesp e Pedagoga pela USP. Professora responsável pela disciplina de Técnicas de Reprodução I e II da graduação em Artes Visuais da UNESP.

Referências

.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Rocha, C. P., Bombardi, A., Rodrigues, B., & Lima, L. M. T. de. (2024). Emaranhado. Revista Do Colóquio, 14(24), 334–348. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.45982

Edição

Seção

Ensaios Visuais