Bem-vinda, flauta doce, à escola em tempo integral!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46256

Palavras-chave:

flauta doce, escola em tempo integral, aprendizagem significativa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar como estudantes do sexto ano de uma  escola em tempo integral, localizada na zona norte da cidade do Recife-PE, foram inseridos no universo da música, em uma disciplina eletiva, através do uso da flauta doce. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com enfoque em elementos descritivos, bibliográficos, e por meio de observação sistemática e participante. No que tange ao planejamento das aulas, este foi organizado semanalmente. Como resultados, pode-se observar que os estudantes adquiriram conhecimento sobre a flauta doce e executaram as melodias propostas; experienciaram a noção de espírito democrático; e tiveram acesso a saberes relacionados à vida e obra de compositores pernambucanos.

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Biografia do Autor

Jevison Santa Cruz, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação (UFPE), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2020), com pesquisa vinculada a linha de Teoria e História. Tenho Graduação em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), Bacharelado em Teologia pela Faculdade de Teologia Integrada (FATIN, 2011), Especialização em Psicopedagogia, (FATIN, 2014), Especialização em Ciências da Religião (FETAC, 2022) e Licenciatura em Pedagogia (UNAR, 2022).

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Santa Cruz, J. (2024). Bem-vinda, flauta doce, à escola em tempo integral!. Revista Do Colóquio, 14(24), 281–293. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46256

Edição

Seção

Relatos de Experiência