O mundo artístico do Club Beethoven no Rio de Janeiro no final do séc. XIX

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DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46602

Palavras-chave:

Club Beethoven, Mundo artístico, Música de câmara, quarteto de cordas

Resumo

No final do século XIX surgiu no Rio de Janeiro uma ascensão de associações musicais, dentre elas, o Club Beethoven. Nesta instituição, a música de câmara fazia parte dos concertos promovidos e o quarteto de cordas tornou-se presença constante. Com base na metodologia de Howard Becker, que sugere preencher lacunas históricas, esta pesquisa examina aspectos institucionais do Club Beethoven, a atuação dos músicos do quarteto de cordas, repertório tocado e remuneração, visando melhor compreensão da prática da música de câmara carioca nesse período.

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Biografia do Autor

Joyce Veiga Velasco, UFRJ

Possui graduação em Música - Violino pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021). Tem experiência em orquestras profissionais como Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Atualmente é aluna de mestrado na linha de Musicologia na UFRJ. Participou duas vezes no festival Deutsch-Skandinavische Jugend-Philharmonie em Berlim - Alemanha.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Velasco, J. V. (2024). O mundo artístico do Club Beethoven no Rio de Janeiro no final do séc. XIX . Revista Do Colóquio, 14(24), 220–237. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46602

Edição

Seção

Artigos