Combatividade curatorial e Arquitetônica em Lina Bo Bardi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46608

Palavras-chave:

arquitetura, curadoria, Lina Bo Bardi, combatividade, arte e política

Resumo

Este artigo explora o caráter combativo do trabalho da Lina Bo Bardi através de sua concepção de arquitetura, de curadoria e recepção como meios para intervir no tecido social e provocar mudanças. A partir da exposição “A Mão do Povo Brasileiro” realizada no MASP como estudo de caso principal de sua atuação como curadora, o presente artigo busca refletir sobre os processos de proposições disruptivas incutidas não somente nas suas concepções de arquitetura e curadoria mas também, em seu trabalho no Teatro Oficina e a autonomia que ela buscou conferir ao público visitante destes espaços expositivos.

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Biografia do Autor

Pedro Santos Pavioti Vicentin, PPGA-UFES/FAPES

Mestrando em Artes pelo PPGA-UFES, bolsista FAPES. Integrante do grupo de pesquisa História da Arte e Mulheres Artistas: práticas, contextos e teorias da Universidade Federal do Espírito Santo Atua como professor de Artes na rede privada de Vitória, ES, e como instrutor de oficinas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), unidade pública que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências, também em Vitória. Seu interesse de pesquisa concentra-se em Arte e Política, Cinema e Curadoria.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Vicentin, P. S. P. (2024). Combatividade curatorial e Arquitetônica em Lina Bo Bardi. Revista Do Colóquio, 14(24), 238–256. https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46608

Edição

Seção

Artigos