Retratos da alma brasileira:
as canções de Guinga e Aldir Blanc
DOI:
https://doi.org/10.47456/col.v14i24.46622Palavras-chave:
Música popular brasileira, brasilidade, Guinga, Aldir BlancResumo
Este artigo tem como objetivo tecer diálogos e aproximações entre as canções do compositor e violonista Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, o Guinga, com letras do poeta, escritor e compositor Aldir Blanc Mendes com a ideia de alma brasileira e identidade nacional. Como objeto de análise para essa discussão foram selecionados trechos de duas canções da parceria Guinga e Aldir, contidas no álbum “Delírio Carioca” (1993): “Visão de Cego” e “Baião de Lacan”, que revelam uma série de características musicais e poéticas que dialogam com a noção de brasilidade. Para exercer tal diálogo, trago referências de outros autores que também formulam uma discussão acerca da obra de ambos compositores e sua intrínseca relação com a identidade brasileira.
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