Contando histórias: uma vivência a partir da imaginação. Arte como ferramenta para preservar a memória oral.
Resumo
Relato de experiência com base em acontecimentos da minha infância, época em que era muito comum ouvir histórias. Com o tempo fui aprendendo a criar minhas próprias historinhas, atribuindo aos seus personagens diferentes vozes, expressas através de imagens. A partir deste aprendizado e com a facilidade que tenho de relatar casos e desenhar desenvolvi o projeto de contar histórias para crianças. Como exercício da disciplina Prática do Ensino da Arte na Educação Infantil apliquei-o na CRIARTE – UFES. Este relato mostra a importância de se manter o hábito de contar, ouvir e criar histórias infantis, buscando estimular as pessoas a expressarem seus sentimentos através não apenas do desenho, mas de outros meios das artes.Downloads
Publicado
19-05-2014
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Como Citar
NORONHA, Tânia Valenna da Silva. Contando histórias: uma vivência a partir da imaginação. Arte como ferramenta para preservar a memória oral. Revista do Colóquio, Vitória, ES, Brasil, v. 3, n. 5, p. 260–269, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7701. Acesso em: 1 jan. 2026.



