O ESPAÇO COMO DESVIO: UM ESTUDO SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO NA OBRA DE CILDO MEIRELES
Resumo
Buscou-se estudar a diversidade com que o artista brasileiro Cildo Meireles exploracriticamente a idéia convencional do espaço. Para tanto, recorremos aos trabalhos: Estudopara espaço (1969), e Babel (2001-2006). Bem como a experiência radiofônica de OrsonWelles (1938), com o intuito de investigar aspectos singulares da obra de Meireles, visto que oartista extrai do âmbito político das artes discussões fortes permitindo a abertura deexperiências e questionamentos. Nesse sentido, recorremos aos críticos, como FredericoMorais, relevantes do percurso de Cildo Meireles, ao legado do artista em escritos e entrevistase a pensadores contemporâneos como Gilles Deleuze e Felix Guattari, convocados paraesclarecer a noção de processos de subjetivações, o modo como estudar o poder e a noção dofora.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
20-12-2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Como Citar
PINHEIRO, Janayna Araujo Costa; GRANDO, Angela. O ESPAÇO COMO DESVIO: UM ESTUDO SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO NA OBRA DE CILDO MEIRELES. Revista do Colóquio, Vitória, ES, Brasil, v. 1, n. 1, p. 35–51, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7731. Acesso em: 7 jan. 2026.



