O ESPAÇO DA ARTE: PERCURSO HISTÓRICO
Resumo
Neste artigo, pretende-se percorrer algumas das dimensões que caracterizam oespaço físico destinado à exposição de obras de arte, representado por museus e galerias,com o fim de confrontá-lo ao contexto espacial virtual representado por blogs, sites, hotsites,redes sociais e outras configurações que vêm, nos últimos anos, se propondo a divulgar,expandir, complementar ou mesmo substituir o espaço expográfico tradicional. A intenção é derefletir sobre as relações de poder instauradas nesses dois momentos históricos, analisadas nocampo da economia política, levando-se em conta que na estrutura das redes emergem novasformas políticas que escapam à lógica hierárquica dos modos tradicionais de exibição ecirculação da arte e da esfera legitimadora dessas instituições. Serão abordadas asconvenções que normatizaram o espaço expositivo modernista, comparando-o ao universoeclético do ciberespaço, considerado como uma típica manifestação pós-moderna ecaracterizado por uma organização polidimensional da informação em rede.Downloads
Publicado
20-12-2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Como Citar
ABREU, Maria Aparecida Torrecillas. O ESPAÇO DA ARTE: PERCURSO HISTÓRICO. Revista do Colóquio, Vitória, ES, Brasil, v. 1, n. 1, p. 102–114, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7736. Acesso em: 12 jan. 2026.



