MATERIALIDADE E MOVIMENTO: O CORPO NA PINTURA DE FLÁVIO-SHIRÓ
Resumo
Este ensaio tem o intuito de investigar o processo de criação das décadas de 1950 e1960 do artista Flávio-Shiró, destacando através de uma abordagem fenomenológica, baseadanas idéias do existencialismo de Jean Paul Sartre, a influência de Paris sobre a materialidadeem suas pinturas, bem como, analisar seu processo de criação como forma de levantarhipóteses sobre as particularidades encontradas em suas obras, destacando a densa camadapictórica e sua maneira de pintar, que aliado ao gesto, e ao movimento do corpo, traz ao artistaa liberdade de seguir suas próprias convenções pictóricas. E ainda, revelar ao longo de suatrajetória artística, suas vivências pelos três mundos e a evolução contínua existente em suaspinturas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-12-2011
Como Citar
Piassi, C. S. (2011). MATERIALIDADE E MOVIMENTO: O CORPO NA PINTURA DE FLÁVIO-SHIRÓ. Revista Do Colóquio, 1(1), 179–190. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7741
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.