MATERIALIDADE E MOVIMENTO: O CORPO NA PINTURA DE FLÁVIO-SHIRÓ

Autores

  • Claudia Stringari Piassi PPGA-UFES

Resumo

Este ensaio tem o intuito de investigar o processo de criação das décadas de 1950 e1960 do artista Flávio-Shiró, destacando através de uma abordagem fenomenológica, baseadanas idéias do existencialismo de Jean Paul Sartre, a influência de Paris sobre a materialidadeem suas pinturas, bem como, analisar seu processo de criação como forma de levantarhipóteses sobre as particularidades encontradas em suas obras, destacando a densa camadapictórica e sua maneira de pintar, que aliado ao gesto, e ao movimento do corpo, traz ao artistaa liberdade de seguir suas próprias convenções pictóricas. E ainda, revelar ao longo de suatrajetória artística, suas vivências pelos três mundos e a evolução contínua existente em suaspinturas.

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Publicado

20-12-2011

Como Citar

Piassi, C. S. (2011). MATERIALIDADE E MOVIMENTO: O CORPO NA PINTURA DE FLÁVIO-SHIRÓ. Revista Do Colóquio, 1(1), 179–190. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7741