INSERÇÃO E DESVIO: REFLEXÕES SOBRE O TRANSITAR DE CILDO MEIRELES PELA CONCEITUAL

Autores

  • Juliana de Souza Silva Almonfrey PPGA-UFES

Resumo

Discutimos o trânsito do artista brasileiro Cildo Meireles pela arte conceitual,analisando algumas de suas obras localizadas nas décadas de 1960 e 1970, e a série ObjetosSemânticos, realizada nos anos de 1980. Nesse percurso, ressaltamos a tendência do artistaem realizar apropriações de objetos do dia a dia e articulá-los a palavra. Na formação do parobjeto e linguagem, Cildo estreita seu trabalho com a realidade e com a cultura, além deencontrar um território amplo para o envolvimento do público com suas obras, em que ainserção da arte no cotidiano se faz uma de suas estratégias mais marcantes. No emprego dalinguagem em trabalhos fundados sobre a ideia e o conceito, vemos como o artista potencializaa tendência de engendrar desvios, em que investiga a falibilidade do que parece determinado eoferece ao público um espaço de fruição repleto de desdobramentos e desmontes deexpectativas.

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Publicado

20-06-2012

Como Citar

Almonfrey, J. de S. S. (2012). INSERÇÃO E DESVIO: REFLEXÕES SOBRE O TRANSITAR DE CILDO MEIRELES PELA CONCEITUAL. Revista Do Colóquio, 1(2), 208–225. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7757