O que é ser um artista hoje?
Abstract
Resumo: Este artigo se propõe a esmiuçar modos de existência como produção artística e as linhas fronteiriças que se estabelecem entre os processos de criação e produção de subjetividade.
Downloads
References
ASSIS, S. G.; DELANDES, S. F. Abuso físico em diferentes contextos de socialização infanto- juvenil. In: BRASIL, Violência faz mal a saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2006.
BARBOSA, Rui. Questão social e política no Brasil. 1919. Disponível In:http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/rui_barbosa/p_a5.pdf. Acesso maio de 2014.
BOARINI, M. L. “Higienismo, eugenia e naturalização do social” in: BOARINI, Maria Lucia (org.). Higiene e Raça como projetos: Higienismo e eugenismo no Brasil. Maringá: Eduem, 2003.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: Elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petropolis: Vozes. 2010, 3 edição.
____________O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998
`___________ Contrafogos- Táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro. 1998.
____________ Contrafogos 2 . Rio de Janeiro: 2001..
CARONE, E. O movimento operário no Brasil (1877-1944). São Paulo: DIFEL. 1984
CATTANI, A.D. Prefacio- Desigualdades os desafios para Sociologia. In: DUBET, Francis. As desigualdades multiplicadas . Ijuí : Ed. Unijuí.2003.
CERQUEIRA FILHO, G. A “questão social” no Brasil: crítica do discurso político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1982
COSTA, N. R Lutas Urbanas e Controle Sanitária - Origens das políticas de saúde no Brasil. Petrópolis: Vozes. 1986
D`ARAÚJO, M. C. A Era Vargas. (Coleção Polêmica). São Paulo: Moderna, 2004
DEBRET, G. G. Ideologia e Populismo: A de Barros, M. Arraes, C Lacerda e L. Brizola. São Paulo: T. A Queiroz, 1979.
DUBET, Francis. As desigualdades multiplicadas . Ijuí : Ed. Unijuí.2003.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Terra e Paz, 1987.
FREYRE, G. Casa-Grande & Senzala- Formação da família brasileira sob regime patriarcal. São Paulo: Círculo do Livro. 1986
FURTADO, C. Criatividade e Dependência- Na civilização industrial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
_____________ A fantasia Organizada- testemunhos. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1985.
GUIMARÃES, A. P. As classes perigosas- Banditismo urbano e rural. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
HERSCHMANN, M. (Org.)et.al. Missionários do Progresso- Médicos, engenheiros e educadores no Rio de Janeiro-1870-1937. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996.
HOBSBAWM, E. Bandidos. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil- Esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez. 2004. 15ª edição.
IAMAMOTO, M. V.O Serviço Social na Contemporaneidade: Trabalho e Formação Profissional. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2004.
IANNI, O. Imperialismo e Cultura. Petrópolis-RJ: Editora Vozes. 1976
LEONÍDIO, A. “A utopia da nação: nacionalismo e pensamento da esquerda no Brasil início do Século XX”. In: Revista Esboços. Nº 15. UFSC , 2007.
NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e o Serviço Social. São Paulo: Cortez, 2005. 2ª edição.
__________________ Ditadura e Serviço Social. São Paulo: Cortez. 2011
__________________ “ Questão Social”: Elementos para uma concepção crítica.” In: BRAZ, M.(org.). Samba, Cultura e Sociedade: sambistas e trabalhadores entre a questão social e questão cultural no Brasil. São Paulo: Expressão popular, 2013.
ORTIZ, R. Cultura brasileira & identidade nacional. São Paulo: Brasiliense. 2006.
_______________ “A procura de uma sociologia da prática (Introdução)”. In: Pierre Bourdieu - Sociologia. São Paulo: Ática,1983.
PAMPLONA, M. "A revolta era da vacina". In: Saúde Pública: histórias, políticas e revoltas. São Paulo: Scipione, 2002.
POLANYI, K. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: 2000. Ed. 2 edição.
PRADO C. J. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense; Publifolha. 2000
RAGO, E. Do cabaré ao lar: A utopia da cidade disciplinar no Brasil 1889-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra.1985.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
___________. O Brasil como problema. (coleção). Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro- Editora UNB, 2010.
RODRÍGUEZ, R. V. “O novo conceito de era vagas- sua fundamentação teórica”. in: IBERICA- Revista interdisciplinar de estudos ibérico e ibero-americanos, Ano III, Nº12, Juiz de Fora, março/2010. Disponível em: www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/.../art12-rev3.pdf. Acesso novembro de 2011.
SAFIOTTI, H. “Introdução- A síndrome do pequeno poder”. In: AZEVEDO, M. A.; GUERRA, V. N. Crianças Vitimizadas: Síndrome do pequeno poder. São Paulo: Ed. IGLU. 1989.
_____________“Exploração sexual de crianças”. In: AZEVEDO, Maria Amélia & GUERRA, Viviane N. Crianças Vitimizadas: Síndrome do pequeno poder. São Paulo: Ed. IGLU. 1989
SODRÉ, N. A ideologia do colonialismo- seus reflexos no pensamento brasileiro. Petrópolis –RJ: Vozes, 1984
SOUZA, J. A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
SCHWARCZ, R. Ao vencedor as batatas. São Paulo: Editora 34, 2000.
VALLARES, L. “A gênese da favela Carioca. A produção anterior às ciências sociais”. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 15, No 44
WANDERLEY, L. E. “A questão social no contexto da globalização: o caso latino-americano e caribenho.” In: CASTEL, R; WANDERLEY, L. E; WANDERLEY, M. Desigualdades e a Questão Social. São Paulo: EDUC, 1997.
KIRDEIKAS, J.C. V. “O estado e a formação do mercado interno para o capital no Brasil: 1850-1903” (Mestrado)- Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional-Faculdade de Ciências Econômicas - UFMG. 2003. Disponível em: www.cedeplar.ufmg.br/.../2003/Joao_Carlos_Vieira_Kirdeikas.pdf. Acesso 05 de janeiro de 2011.
YAZBEK, M. C. Classes subalternas e Assistência Social. São Paulo: Cortez, 2009
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.