Túmulos: o prêmio de viagem ao exterior
Abstract
Túmulos é o título de um quadro, em óleo sobre tela, que conferiu ao artista plástico mineiro Carlos Bracher a premiação máxima da arte brasileira, no Salão Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro: “O Prêmio de Viagem ao Estrangeiro”, em outubro de 1967. Esta conquista, na época, representava reconhecimento e promoção de um novo patamar substancial para a sua carreira artística, por meio da relevante oportunidade de permanência na Europa por dois anos. O quadro faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes. Pretende-se elaborar uma análise semiológica da imagem desta obra singular e marcante na história da pintura brasileira.Downloads
References
BRASIL. Lei 12.513, de 26 de outubro de 2011. Instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio e Emprego (PRONATEC); altera as leis nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990, que regula o programa do seguro-desemprego, o abono salarial e instituiu o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), nº 8.212 de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre a organização da Seguridade Social e instituiu o Plano de Custeio , nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o fundo de financiamento ao estudante do Ensino Superior e nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem); e dá outras providências. Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_ato2011- 2014/2011/lei/l12513.htm>. Acesso em: 24 mar. 2015.
______. Decreto nº 7.721 de 16 de abril de 2012. Dispõe sobre o condicionamento do recebimento da assistência financeira do Programa de Seguro Desemprego à comprovação de matrícula e frequência em curso de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas. Brasília, DF, 2012a. Disponível em: <http://pronatec.mec.gov.br/images/stories/ pdf/decreto_7721.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2015.
______. Ministério da Educação. Objetivos e Iniciativas do Pronatec. Apresenta os objetivos e as iniciativas do PRONATEC. Brasília, DF, 2012b. Disponível em <http://pronatec.mec.gov.br/institucional/objetivos-e-iniciativas>. Acesso em: 19 jun. 2015.
______. ______. Relatório Educação para todos no Brasil 2000-2015 (Versão preliminar). Brasília, DF, 2014a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=15774<emid=>. Acesso em: 1º jun. 2015.
______. Tribunal de Contas da União. Relatório de auditoria anual de contas. Brasil, 2014b. Acesso em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16416<emid=>. Acesso em: 05 jun. 2015.
______. Ministério da Educação. Portaria nº 168 de 7 de março de 2013. Dispõe sobre a oferta da Bolsa-Formação no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, de que trata a Lei nº12.513, de 26 de outubro de 2011, e dá outras providências. Brasília, DF, 2013a. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/arquivos/dwnl_1365533679.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.
______. ______. Pronatec 2011-2013. Brasília, DF, 2013b. Disponível em: <http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/doc/Pronatec-execucaoOfertantes-25-11-13_v3.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2015.
BLANCO, D. M. A luz do dia nem todos os gatos parecem pardos: percepções de jovens sobre os limites e possibilidades do PROJOVEM. Porto Alegre, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/25483/000736161.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 mai. 2015.
CERQUIRA FILHO, G. A questão social no Brasil: crítica do discurso político, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
______. & TEIXEIRA, A. de P. (Orgs.) Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
FRIGOTTO, G. Fundamentos Científicos e Técnicos da Relação Trabalho e Educação no Brasil de Hoje. In: JÚLIO, César.F.L.; LÚCIA, NEVES, Lúcia M.W. (Org). Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1988.
______. Os intelectuais e a organização da cultura. 4ª ed. Campus: Rio de Janeiro, 1982.
______. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
GOUVEIA, F. P. de S. Caminhos e descaminhos da implantação da Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2011, mimeo.
IAMAMOTO, M. V. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
IANNI, O. A questão social. Revista da USP, out/nov/dez 1989, São Paulo, 1989, p.145-173.
JORGE, T. A. da S. Políticas Públicas de Qualificação Profissional no Brasil: uma análise a partir do PLANFOR e do PNQ. 110P. Tese (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2009.
KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilidade justifica a inclusão excludente. Revista Educação & Sociedade, Campinas: Cedes, n. 100, p. 1153–1178, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2428100.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2015.
______. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. (s.d). Disponível em: <http://ufpr.cleveron.com.br/arquivos/EP_104/exclusao_includente.pdf>. Acesso em: 25 de jul. 2015.
LEITE, M.P. Qualificação, desemprego e empregabilidade. São Paulo em Perspectiva, v11, n.1, jan-mar., p. 64-69. São Paulo: Fund. Seade, 1997.
MARTINS, M. F. Ensino técnico e globalização. Campinas: Autores Associados, 2000.
MARX, K. Crítica do Programa de Gotha. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editora, 2012.
MOTA, A. E; AMARAL, A. S. Reestruturação do capital, fragmentação do trabalho e serviço social. In: MOTA, A. E. (Org). A Nova Fábrica de Consensos. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
OLIVEIRA, D. A. Educação básica gestão e da pobreza. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
OTRANTO, C. R. A política de educação profissional do Governo Lula: novos caminhos da educação superior. In: Reunião Anual da Anped, 3, 2011, Natal, Anais... Natal: Anped, 2011. 17p. Disponível em: <http://www.anped11.uerj.br/GT11- 315%20int.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2013.
RAMOS, M. S. Limites e possibilidades do Pronatec como ação governamental de ampliação do acesso à Educação Profissional: uma análise a partir da experiência do IFRJ. Rio de Janeiro, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2014.
RIBEIRO, R. de S. Trabalho, Educação e Qualificação Profissional: a pedagogia política dos programas do Governo Federal para a Inclusão Social de Jovens. In: Encontro Brasileiro de Educação, Marxismo, e Emancipação Humana, 5. 2011, Florianópolis. Anais, Florianópolis: UFSC, 2011. 20p. Disponível em: <http://www.5ebem.ufsc.br/trabalhos/eixo_03/e03c_t002.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2015.
RODRIGUES, J. O Moderno Príncipe Industrial. Campinas: Autores Associados, 1998.
SANTOS, J. S. Questão Social particularidades no Brasil. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2012.
SAVIANI, D. Escola e Democracia, 42 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
SEMERARO, G. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
SOUZA, J. dos S. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: _______; ARAÚJO, Renan (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá (PR): Práxis; Massoni, 2010.
_______. Trabalho, Educação e Sindicalismo no Brasil – anos 90. Campinas: Autores Associados, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.