O diário mente: reflexões sobre uma autobiografia inventada

Autores

  • Sergio Augusto Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes

Resumo

A proposta surge da reflexão sobre o diário como uma autobiografia inventada, na perspectiva de ser como uma suposta mentira escrita. O recorte desse objeto expõe campos pouco explorado na linguagem livro de artista, onde o diário é analisado sobretudo como um campo de possibilidades de novas narrativas, inclusive das escritas de si. A interface desenvolvida na pesquisa permeia entre a autobiografia e o livro de artista, como narrativa ficcional e sobre a mentira, como estruturantes para o possível pensamento sobre a autobiografia inventada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Augusto Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes

Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes-Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG), especialista em ArteTerapia pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco e graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá. Desenvolve pesquisas sobre Livro de Artista, Ficções, Narrativas Autobiográficas e Biográficas, sobre o uso da Mentira na imagem-texto e das estratégias do Engano nas produções de arte contemporânea: artista, curador e coordenador atuante do NIAF (Núcleo Integrado de Artistas Fictícios), nos quais produz textos, imagens, palestras e exposições. Recebeu os prêmios: Aniceto Matti, da Secretaria de Cultura de Maringá (2014/2015), Convite às Artes Visuais pela mesma Secretaria (2017/2018) e Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz com o projeto Tempos de Cléo (2015). Participou de Salões de Artes Visuais em Curitiba, São Paulo, Minas Gerais e Paris. Atuou como mediador e professor no ateliê com o projeto Processos de Apartamento-304 (2016).

Referências

CARRIÓN, Ulisses. A nova arte de fazer livros. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2011
CÂDOR, Amir B. Enciclopedismo em livros de artista: um manual de construção da Enciclopédia Visual. Tese (Doutorado em artes). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2012.
COELHO, P. e BARROS A. A. Lendo e escrevendo sobre o pacto autobiográfico de Philippe Le-jeune. Dissertação de Mestrado. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-06122012-143422/publico/2012_AnaAmeliaBarrosCoelhoPace_VCorr.pdf. Acesso em: 17/10/2017.
DERDYCK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Senac São Paulo, 2013.
DERRIDA. Jaques. Demorar, Maurice Blanchot. (Tradução de Flavia Troclo e Carla Rodrigues). Editora da UFSC, 2015.
DRUCKER. Johanna. The Artist’s Book-As Idea and Form Chapter one of The Century of Artists’ Books. New York: Granary Books, 1995.
DURAS. Marguerite. Escrever. Rio de Janeiro: Roco, 1994.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 2009.
LEJEUNE, Philippe. “Avant-propos”. In: L'autobiographie en France. Paris: Armand Colin, 1971.
LEJEUNE, Philippe. Pour l'autobiographie: Chroniques. Paris: Seuil, 1998.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a verdade.Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
NIETZSCHE, Friedrich. Nietzsche (Col. Os Pensadores). Trad.: Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
NORONHA, Jovita G. M. Ensaios sobre a autoficcção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PRIKLADNICKI, Fábio. Desconstrução e identidade: o caminho da diferença. Dissertação de Mes-trado. 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/12097. Acesso em 24/10/2017.
PLAZA. Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n.6, abr., 1982.
SILVEIRA, A. Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2007.
VENEROSO, Maria. C. F. e CADÔR, Amir B.(orgs.) - PÓS: (revista do Programa de Pós-graduação em Artes), v. 2, n. 3, maio, 2012). Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2012.
VENEROSO, Maria C.F. Perspectivas do Livro de Artista: Um relato. PÓS: (revista do Programa de Pós-graduação em Artes), v. 2, n. 3, p. 10 - 23, mai. 2012). Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2012

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Medeiros, S. A. (2018). O diário mente: reflexões sobre uma autobiografia inventada. Revista Do Colóquio, 8(14), 68–77. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/18175