O diário mente: reflexões sobre uma autobiografia inventada
Abstract
A proposta surge da reflexão sobre o diário como uma autobiografia inventada, na perspectiva de ser como uma suposta mentira escrita. O recorte desse objeto expõe campos pouco explorado na linguagem livro de artista, onde o diário é analisado sobretudo como um campo de possibilidades de novas narrativas, inclusive das escritas de si. A interface desenvolvida na pesquisa permeia entre a autobiografia e o livro de artista, como narrativa ficcional e sobre a mentira, como estruturantes para o possível pensamento sobre a autobiografia inventada.
Downloads
References
CÂDOR, Amir B. Enciclopedismo em livros de artista: um manual de construção da Enciclopédia Visual. Tese (Doutorado em artes). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2012.
COELHO, P. e BARROS A. A. Lendo e escrevendo sobre o pacto autobiográfico de Philippe Le-jeune. Dissertação de Mestrado. Disponível em http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-06122012-143422/publico/2012_AnaAmeliaBarrosCoelhoPace_VCorr.pdf. Acesso em: 17/10/2017.
DERDYCK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Senac São Paulo, 2013.
DERRIDA. Jaques. Demorar, Maurice Blanchot. (Tradução de Flavia Troclo e Carla Rodrigues). Editora da UFSC, 2015.
DRUCKER. Johanna. The Artist’s Book-As Idea and Form Chapter one of The Century of Artists’ Books. New York: Granary Books, 1995.
DURAS. Marguerite. Escrever. Rio de Janeiro: Roco, 1994.
FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Uni-versitária, 2009.
LEJEUNE, Philippe. “Avant-propos”. In: L'autobiographie en France. Paris: Armand Colin, 1971.
LEJEUNE, Philippe. Pour l'autobiographie: Chroniques. Paris: Seuil, 1998.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a verdade.Rio de Janeiro: Rocco, 1984.
NIETZSCHE, Friedrich. Nietzsche (Col. Os Pensadores). Trad.: Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
NORONHA, Jovita G. M. Ensaios sobre a autoficcção. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
PRIKLADNICKI, Fábio. Desconstrução e identidade: o caminho da diferença. Dissertação de Mes-trado. 2007. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/12097. Acesso em 24/10/2017.
PLAZA. Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n.6, abr., 1982.
SILVEIRA, A. Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista Porto Alegre: Ed. Universidade/ UFRGS, 2007.
VENEROSO, Maria. C. F. e CADÔR, Amir B.(orgs.) - PÓS: (revista do Programa de Pós-graduação em Artes), v. 2, n. 3, maio, 2012). Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2012.
VENEROSO, Maria C.F. Perspectivas do Livro de Artista: Um relato. PÓS: (revista do Programa de Pós-graduação em Artes), v. 2, n. 3, p. 10 - 23, mai. 2012). Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2012
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.