Heterodoxia
Abstract
Na condição de artista – professora - pesquisadora tenho me interessado em investigar as relações possíveis entre arte e tecnologia, com atenção especial voltada para a plataforma YouTube. Sabemos que a arte teve “suas fronteiras ampliadas a partir das transformações tecnológicas, sua reprodutibilidade proporcionou mudança radical em seu próprio conceito e apresentou novas formas de expressão, bem como novas possibilidades de recepção” (OLIVEIRA, 2017. Pág. 677). Não é mais possível pensar arte na contemporaneidade sem associação com a revolução tecnológica, o YouTube por exemplo, considerado a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo é parte dessa transformação e tem dialogado diretamente com produções artísticas na atualidade. Nessa busca para estabelecer relações entre arte contemporânea e revolução tecnológica, desenvolvi um ensaio visual que parte da apropriação de fotografias da artista Daiane Arbus e de comentários feitos em vídeos sobre personalidades políticas no Brasil, para criar uma nova imagem, atemporal, tentando mostrar que assuntos que foram de interesse da artista na segunda metade do século XX nos Estados Unidos, encontram-se em plena atualidade em países como o Brasil. Depois de assistir a diversos vídeos no YouTube, sobre personalidades políticas no Brasil e ler os comentários de alguns usuários, entendi que reflexões visuais em torno da heterodoxia, se faz urgente.
Downloads
References
MAMÃE FALEI. Manuela D’Ávila em 40 segundos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Ox-hk6wB4zo>. Acesso em 09/10/2018.
MÍDIA NINJA. Campanha de mulheres/ Duda Salabert-500. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=htNiasbeCeO . Acesso em 09/10/2018.
OLIVEIRA. Gabriela Clemente. Teoria da recepção: reflexões sobre comentários em vídeo voltado para professores de arte no YouTube. Anais do XXVII Congresso nacional da federação de arte/educadores do brasil. V Congresso Internacional dos arte/educadores. II Seminário de cultura e educação de mato grosso do sul. Campo Grande/MS, 2017. Pág. 677 a 688.
PONTE JORNALISMO. Mônica e Marielle: uma história de amor interrompida. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LwFGVh-1DTc>. Acesso em 09/10/2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.