Por que introduzir o processo de Xilogravura histórico e digital no sudeste do Pará?
Abstract
Este relato de experiência refere-se ao meu ingresso em 2015 como docente de Ensino Superior na Unifesspa – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, criada em 2013 e sediada em Marabá no sudeste da Amazônia Paraense, com o projeto de pesquisa de não só introduzir a Xilogravura e seu processo de gravação e impressão histórico, como também de transpor parte dos seus fundamentos para o ambiente digital.
Os motivos que levaram a escolha do processo digital como objeto de permuta se relaciona com a dificuldade de acesso a materiais, da necessidade de incluir digitalmente uma massa de alunos ávidos por assimilar softwares de produção visual, além da acessibilidade de aquisição que as impressoras pessoais hoje alcançam e com isto, introduzir na região, a cultura gráfica dedicada aos processos históricos e digitais de reprodução impressa
Downloads
References
BAER, Lorenzzo. Produção Gráfica. 6ª ed. São Paulo: Editora. SENAC, 2005, 248p.
BALLINGER, B. “Bryan Ballinger: Ilustration”. Disponível em: http://bryanballinger.com/experimental/. Acesso em: 04 de janeiro de 2019.
DICKSON, Claudio. “Xilogravura Digital | Sem Madeira”. Disponível em: https://tintaaoleo.wordpress.com/2013/04/03/xilogravura-digital-sem-madeira/. Acesso em: 04 de janeiro de 2019.
FRANCASTEL, Pierre. Realidade Figurativa. Traduzido por Mary Amazonas Leite de Barros. 3ª ed. São Paulo : Perspectiva, 2011. 458p.
HERSKOVITS, A . Xilogravura: Arte e técnica. Porto Alegre: Tchê! Editora Ltda., s/d.
HORIE, Ricardo M. Preparação e Fechamento de Arquivos Para Artes Gráficas. São Paulo: Érica, 2005
IVINS JR, William Mills. Imagen y conocimiento: Análisis de la imagen prefotográfica. Barcelona: Editorial Gustavo GiIi. S.A, 1974.
LAURENTIZ, Paulo. Holarquia do Pensamento Artístico. Campinas, SP: Editora Unicamp, 1991. 163 p.
MARTINS, Itajahy. Gravura: Arte e técnica. São Paulo: Fundação Nestlé Cultura, 1987.
PERNIOLA, Mario. Pensando o ritual: sexualidade, morte, mundo. São Paulo: Estúdio Nobel, 2000. 263 p.
SARLO, Paola. As interfaces da gravura digital. Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, Vitória, n. 5, p. 271-282, dez. 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.