Threads of Life: micropolitics and macropolitics in Lygia Clark's Caminhando proposition

micropolítica e macropolítica na proposição Caminhando de Lygia Clark

Authors

  • Thaís Fernanda Rocha Magalhães Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Thereza de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso

Keywords:

Micropolitics, Macropolitics, Lygia Clark, Caminhando

Abstract

The purpose of this article is to approach the work Caminhando (1963) by Brazilian artist Lygia Clark (1920 - 1988) weaving dialogues with authors such as Suely Rolnik (2019), Félix Guattari and Giles Deleuze (1996). Rolnik, offers us a reading that updates Caminhando based on the concepts of micropolitics and macropolitics, calling attention to the urgency in recognizing the articulation between such social spheres in the production of subjectivity. Caminhando helps us to make a cut in the Brazilian Visual Arts where it is possible to observe some embryonic processes of contemporary art: participation and conceptualism. Both of which lead us through the tangled threads of life when we try to make the gesture of cutting a ribbon made of paper, an daily object that in our reading supports the paradox between right and inside out, inside and outside as in Moebius's bands.

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Author Biographies

Thaís Fernanda Rocha Magalhães, Universidade Federal de Mato Grosso

Artista Visual, pesquisadora e professora formada em Artes Visuais, com habilitação em Licenciatura, pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais com trabalho final sobre a arte ameríndia brasileira. Foi aprovada em primeiro lugar no processo seletivo de Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso na linha de pesquisa Poéticas Contemporâneas. A pesquisa de mestrado desenvolvida recebeu aprovação para o processo de transposição para Doutorado em 2020 sob orientação da professora Dra. Maria Thereza Azevedo. Se interessa pela arte em estado de nascimento como caminho para a germinação de linguagens que precisam de um corpo. O título de sua pesquisa de doutorado é CAMINHANDO COM LYGIA CLARK: A NOSTALGIA DO SINGULAR ESTADO DE ARTE SEM ARTE. Cria pequenas esculturas, faz pesquisas em desenho, pintura, fotografia e registra parte da cartografia da sua tese em experimentos entre o lápis, a aquarela e as palavras.

Maria Thereza de Oliveira Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Artes Cênicas pela USP. Cineasta, propositora de Poéticas Urbanas. Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea. ECCO/UFMT. Orienta Mestrado e doutorado em Poéticas Contemporâneas. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Híbridas: intersecções, contaminações, transversalidades. No Grupo de pesquisa desenvolveu as seguintes pesquisas integradas: Artes da cena em Abya yala: feminismos e decolonialidade (2016) Corpo, performance, escritas e espaços: as artes da cena no contemporâneo.(2015) Transversalidades: artes visuais, teatro e cinema.(2014) Arte, cidade e interconexões.(2012) Derivas percursos, imagens e escutas: imersões sobre a cidade de Cuiabá.(2009). Coordenou o projeto Cidade Pensada em 2012 e o projeto Cidade Possível em 2016. Lider do Coletivo à deriva de intervenções urbanas, desde 2009.

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Published

30-12-2020

How to Cite

Magalhães, T. F. R., & Azevedo, M. T. de O. (2020). Threads of Life: micropolitics and macropolitics in Lygia Clark’s Caminhando proposition: micropolítica e macropolítica na proposição Caminhando de Lygia Clark. Revista Do Colóquio, 10(19), 42–60. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/33224