Entre vidraça e paisagem: o lugar da arte e do mundo depois da fotografia.
Abstract
A partir da percepção da duplicação do real em imagem, produzida pelo advento das imagens técnicas, o texto procura problematizar o ‘lugar’ da arte como questão central enfrentada inicialmente pelos artistas da land art norte-americana em sua divisão - ou multiplicação - da realidade do trabalho em sua instalação efetiva e seu registro fotográfico. Com a elaboração do par conceitual (dialético) site specific/nonsite e sua percepção acentuada da realidade em aproximação à imagem fotográfica, Robert Smithson aparece como figura central do enfrentamento simultaneamente poético e teórico do problema. Por fim, a análise se detém sobre momentos de emergência do paradigma fotográfico na obra de artistas direta ou indiretamente ligados a land art, e sua oposição dialética à vertente que dava sequência à afirmação da materialidade bruta do trabalho transposta radicalmente para o interior da galeria.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.