O Modo de Fazer da Fotografia Artística Contemporânea: Memória, Manipulação e Apropriação de Imagens
Abstract
O objeto de estudo deste artigo é a memória e a sua importância para o processo de criação artística na fotografia contemporânea baseada no modo de fazer que utiliza manipulações e apropriações de imagens. Para tanto, firma-se no princípio de que as fotos manipuladas acrescentam mais uma camada de ilusão às fotografias e, por isso para o senso comum pouco importa o que foi feito para se chegar ao resultado final. Já que historicamente as fotos comprovam que algo existiu no passado, mesmo modificadas, elas são o índice de algo real. Estas obras ao utilizar apropriações e manipulações, rememoram imagens conhecidas do público e conseguem criar uma familiaridade, um laço com este espectador e proporcionar uma nova forma de experiência artística característica deste modo de fazer.Downloads
Downloads
Published
19-12-2013
How to Cite
Spagnol, E. (2013). O Modo de Fazer da Fotografia Artística Contemporânea: Memória, Manipulação e Apropriação de Imagens. Revista Do Colóquio, 3(5), 14–41. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7682
Issue
Section
Articles
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.