Sepultamento de Caravaggio: pelas lentes de Panofsky
Abstract
Na Idade Média, os artistas não tinham o reconhecimento e a Arte não tinha autonomia sendo vista como artesanal, mecânica e servil. Em 1568, isso começou a se modificar com Giorgio Vasari que mudou o status do artista ao escrever biógrafias de artistas da Renascença. Ao longo do tempo, alguns nomes contribuiram para essa contínua modificação como Winckelmann, Konrad Fiedler, Adolf Hildebrand, Hans von Marées, Aloïs Riegl, Heinrich Wölfflin, Henry Focillon. Já a partir da metade do século XIX, na Alemanha, o Instituto Warburg, que teve como representantes Aby Warburg, Erwin Panofsky, Fritz Saxl, Ernst Cassirer e Susanne Langer e no início do século XX, a Escola de Viena, foram pioneiros no estudo da história da arte como disciplina autônomaDownloads
Downloads
Published
19-12-2013
How to Cite
Morais, L. S. de. (2013). Sepultamento de Caravaggio: pelas lentes de Panofsky. Revista Do Colóquio, 3(5), 187–202. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7695
Issue
Section
Visual essays
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.