MATERIALIDADE E MOVIMENTO: O CORPO NA PINTURA DE FLÁVIO-SHIRÓ
Abstract
Este ensaio tem o intuito de investigar o processo de criação das décadas de 1950 e1960 do artista Flávio-Shiró, destacando através de uma abordagem fenomenológica, baseadanas idéias do existencialismo de Jean Paul Sartre, a influência de Paris sobre a materialidadeem suas pinturas, bem como, analisar seu processo de criação como forma de levantarhipóteses sobre as particularidades encontradas em suas obras, destacando a densa camadapictórica e sua maneira de pintar, que aliado ao gesto, e ao movimento do corpo, traz ao artistaa liberdade de seguir suas próprias convenções pictóricas. E ainda, revelar ao longo de suatrajetória artística, suas vivências pelos três mundos e a evolução contínua existente em suaspinturas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
20-12-2011
How to Cite
Piassi, C. S. (2011). MATERIALIDADE E MOVIMENTO: O CORPO NA PINTURA DE FLÁVIO-SHIRÓ. Revista Do Colóquio, 1(1), 179–190. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7741
Issue
Section
Articles
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.