Sensibilização do público na Estruturação do Self de Lygia Clark
Abstract
As proposições sensoriais de Lygia Clark deslocaram o objeto da sua arte para a reativação do corpo como meio de apropriação perceptiva do mundo. O público passou a ser coautor da experiência artística, poética ou "sensível", participando ativamente do processo de criação da obra. Nos últimos dez anos de sua trajetória, Lygia aprofundou essa linha de trabalho com a Estruturação do Self, que teve na estimulação sensória dos corpos seu viés principal. Por meio da incorporação de objetos e processos criativos, assumiu uma posição política questionadora, além de buscar na sensorialidade um meio de tornar possíveis modos de existência diversos. Este artigo discute as ressonâncias do seu percurso na relação com o público e na história da arte. Aponta as interlocuções que sustentaram sua pesquisa, apresenta mobilizações no âmbito social e na aproximação da arte com processos de vida.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.