Metáforas e fluxo de ideias: a hipótese do objeto
Abstract
O presente trabalho apresenta reflexões sobre a apropriação de objetos como prática de subjetividade, no contexto da arte contemporânea, articulando ideias sobre apropriação, cultura visual, participação e autoria. O que os objetos nos dizem, enquanto arte perpassa a psicologia dos objetos, os significados lingüísticos e a especificidade de seus materiais. Assim, nos diálogos possíveis entre artistas que usam o objeto como provocação e mediação, como Antonio Manuel, Stephen Kaltenbach, e Gabriel Orozco, propomos um breve comentário sobre estas mediações.
Downloads
References
ARGAN, Giulio C. Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Ed Estampa, 1988; p. 121.
BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. 9ª Ed. São Paulo: Cultrix, 1988.
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo: Perspectiva, 2001. (Debates) p. 70/ 82-83.
DEBROISE, Olivier (Org.). La era de la discrepância: arte e cultura visual em México. Catálogo. Universidade Nacional do México. 2007. Pg 411.
DONIS, Denis A. Sintaxe da linguagem visual. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997; p.131.
HANNUD, Giancarlo. Antonio Manuel. In: Aberto, fechado: caixa e livro na arte brasileira. Catálogo. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2012; p 273-275. Catálogo de exposição realizada de 20 de out. de 2012 a 13 de jan. de 2013.
RABAÇA, Carlos Alberto & BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. São Paulo, 1997.
VINHOSA, Luciano. Obra de arte e experiência estética: arte contemporânea em questões. Rio de Janeiro: Apicuri, 2001; p.23/29.
WOOD,Paul. Arte conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002; p.26.
GRANT, Simon. Interviews Robert Morris. In: Tate Etc. Issue 14; 1 de setembro de 2008; disponível em: http://www.tate.org.uk/context-comment/articles/tate-etc-issue-14. Acesso em: 13/08/2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.