Teatralidade, performatividade e formas de expressão nas representações do trágico e do dramático em Bodas de Sangue: Uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca

Autores/as

  • Roney Jesus Ribeiro Universidad San Carlos - USC

Resumen

O trágico e o dramático estão presentes em Bodas de Sangue. Obra do gênero dramático, escrita por Frederico García Lorca, um dos mais expressivos escritores espanhóis do século XX. Propomos neste artigo um estudo sobre “a teatralidade e performatividade como formas de expressão nas representações do trágico e o dramático em Bodas de Sangue - uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca”. Refletiremos sobre a teatralidade, a performatividade, o trágico e o dramático em Bodas de Sangue, obra de García Lorca e na releitura de Carlos Saura. De modo breve definiremos a ideia de trágico moderno. E por fim discorreremos sobre a ideia da teatralidade e performatividade em Bodas de Sangue fazendo um paralelo entre as poéticas da câmera à expressão do gesto no musical de Carlos Saura. Para realizar as discussões sobre os temas propostos, seguiremos afinados às pesquisas de Alves (2011), Bakhtin (2010), Calabrese (1988), Deleuze (1998), Junior (2010), García Lorca (2004) Gibson (1989), Nietzsche (1999), e os demais que se fizerem necessários.

 

 

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Biografía del autor/a

Roney Jesus Ribeiro, Universidad San Carlos - USC

Doutorando em Educação – USC, Mestre em Educação – UA. Graduado em Artes Visuais – UNIMES e Letras Português/Espanhol e Português/Inglês – FACIASC. Professor tutor no curso de Graduação em Licenciatura em Letras - Português do IFES e professor das disciplinas de Arte e Língua Portuguesa e Literaturas na SEDU. É artista visual, cronista e contista. Desenvolve pesquisas nas áreas de Letras, Linguística e Arte e Educação. 

Citas

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Publicado

30-12-2015

Cómo citar

Ribeiro, R. J. (2015). Teatralidade, performatividade e formas de expressão nas representações do trágico e do dramático em Bodas de Sangue: Uma releitura de Carlos Saura a partir do teatro de Frederico García Lorca. Revista Do Colóquio, 5(9), 51–72. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/11393