Tentativas de Resistência na Arte

Autores/as

  • Thays Alves Costa UFES

Resumen

Trata-se de entender a arte e seu desdobramento como ato de criação e de resistência – diante dos sistemas de exclusão e de dominação sociocultural – a partir de algumas ideias de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Tais posicionamentos foram analisados na medida em que possibilitam a compreensão de certas manifestações nas artes que evidenciam a ideia de resistência aos padrões pré-estabelecidos pelas sociedades de controle. Nesse sentido, propusemos uma leitura crítica, que valoriza o ato de criação por meio do diálogo com algumas produções contemporâneas brasileiras.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thays Alves Costa, UFES

Cursa mestrado em Artes na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - integra a linha de pesquisa "Estudos em História, Teoria e Crítica da Arte", o grupo de pesquisa "Crítica e experiência estética Gerd Bornheim", e o "Laboratório de Imagens e Subjetividade" vinculado ao PPGPSI . Licenciada em Artes Visuais, com a pesquisa intitulada "Considerações sobre a expressão na Arte Bruta". Atualmente, desenvolve a pesquisa "Os ideais de Jean Dubuffet para a concepção do termo Arte Bruta".

Citas

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
______. Diálogos. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
______. Qu’ est-ce que l’ acte de création?. Paris: Éditions de Minuit, 2003.
DUARTE, Rodrigo. Org. O Belo Autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.
FOUCAULT, Michel. A História da Loucura na Idade Clássica. São Paulo: Editora 34, 1996.
______. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2002.
______. Estética: literatura e pintura, música e cinema / Michel Foucault, organização e seleção de textos, Manoel Barros da Motta. Tradução de Inês Autran Durado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O homem e a comunicação: A Prosa do Mundo. Tradução de Celina Luz. Rio de Janeiro: Edições Bloch, 1974.
______. Conversas – 1948. Tradução: Fábio Landa. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______.O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. Tradução de Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Perreora. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1978.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Editora Ática, 2005.

Publicado

29-12-2017

Cómo citar

Alves Costa, T. (2017). Tentativas de Resistência na Arte. Revista Do Colóquio, 7(13), 10–19. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/18232