Pinhole: maneiras de ver, de pensar e de narrar
Résumé
O presente artigo observa as potencialidades da fotografia pinhole a partir das referências conceituais de punctum de Roland Barthes e imagem aberta de Georges Didi-Huberman numa perspectiva da cultura visual. A partir de uma potencial relação exegética com a imagem fotográfica a pinhole se destaca como um foto-ensaio formativo, mediador de processos de aprendizagem e construtor de modos de expressar maneiras de ver e de pensarTéléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Références
ALTBERG, Tatiana. Mão na lata: imagens e narrativas. In: Ana Angélica Costa (org.) Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
BARROS, Manoel. Ensaios fotográficos. São Paulo: Leya, 2013.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRASIL, André. Tela em Branco: cinema da origem, origem do cinema. Significação, São Paulo, n. 31, 2009.
FONTANARI, Rodrigo. A noção de punctum de Roland Barthes, uma abertura da imagem? Paralaxe, São Paulo, v. 3, n. 1, 2015.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio. Conhecendo por meio da fotografia. In: GONÇALVES, Tatiana Fecchio (org.). Eu retrato, tu retratas: conjugações entre fotografia, educação e arte. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.
HERNANDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito.
MARTINS, Raimundo, TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
______. Investigar con imágenes, investigar sobre imágenes: desvelar aquello que permanece invisible en la relación pedagógica. Barcelona: Universidade de Barcelona, [s.d]. Não publicado.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Ofício de viver. In: Ana Angélica Costa (org.) Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVEIRA, M. (Org.) Arte, Educação e Cultura, 2a edição revista e ampliada. Santa Maria: Editora da UFSM, 2015, p. 17-38.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Encontros com Imagens, Pesquisa e Educação. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, ago. 2016.
SANTOS, Roberto Corrêa dos. Orifício, fantasma, retorno: Pinhole. Arte Contemporânea. In: Ana Angélica Costa (org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
BARROS, Manoel. Ensaios fotográficos. São Paulo: Leya, 2013.
BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRASIL, André. Tela em Branco: cinema da origem, origem do cinema. Significação, São Paulo, n. 31, 2009.
FONTANARI, Rodrigo. A noção de punctum de Roland Barthes, uma abertura da imagem? Paralaxe, São Paulo, v. 3, n. 1, 2015.
GONÇALVES, Tatiana Fecchio. Conhecendo por meio da fotografia. In: GONÇALVES, Tatiana Fecchio (org.). Eu retrato, tu retratas: conjugações entre fotografia, educação e arte. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2013.
HERNANDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito.
MARTINS, Raimundo, TOURINHO, Irene (orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2011.
______. Investigar con imágenes, investigar sobre imágenes: desvelar aquello que permanece invisible en la relación pedagógica. Barcelona: Universidade de Barcelona, [s.d]. Não publicado.
MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Ofício de viver. In: Ana Angélica Costa (org.) Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
MARTINS, Raimundo. A cultura visual e a construção social da arte, da imagem e das práticas do ver. In: OLIVEIRA de OLIVEIRA, M. (Org.) Arte, Educação e Cultura, 2a edição revista e ampliada. Santa Maria: Editora da UFSM, 2015, p. 17-38.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Encontros com Imagens, Pesquisa e Educação. Visualidades, Goiânia, v. 14, n. 1, ago. 2016.
SANTOS, Roberto Corrêa dos. Orifício, fantasma, retorno: Pinhole. Arte Contemporânea. In: Ana Angélica Costa (org.). Possibilidades da câmera obscura. Rio de Janeiro: Projeto Subsolo, 2015.
Téléchargements
Publiée
01-07-2018
Comment citer
Oliveira, C. (2018). Pinhole: maneiras de ver, de pensar e de narrar. Revista Do Colóquio, 8(14), 78–89. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/19971
Numéro
Rubrique
Article
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.