QUINQUILHA: PINTURA DE ADAPTAÇÃO
Résumé
Esta pesquisa teve inicio no final de 2010 e vem se consolidando desde 2011. Neste percurso foram confrontadas diversas questões já históricas da pintura ao longo do último século, a partir das possibilidades que emergiram a cada etapa do processo prático, apresentadas em minha monografia de conclusão do curso de Artes Plásti-cas. Trata da investigação processual, transformada em método para a realização da série de pinturas, denominada Quinquilha, exposta na Galeria Homero Massena en-tre Março/Abril de 2012. Explora as dobras do suporte e outras relações entre forma e fundo decorrentes do processo, assim como examina os pontos de convergência com as pinturas de Rauschemberg (Factum I e II). Discute questões entre gesto e não gesto, ligadas ao esgotamento da originalidade, espontaneidade e casualidade gestual, examinadas a partir do tratamento distinto dado ao Expressionismo Abstra-to nos anos 1950/1960, tanto pelo próprio Rauschemberg quanto por Jasper Johns (Painting with Two Balls) e da reverberação destas questões na produção da arte atual. Desse modo apresenta questões ligadas às relações duais entre figuração e abstração, entre controle e acaso, implícitas nas diferentes posturas e utilizações da gravidade durante a realização da série, ligadas ao manejo e registro do tempo; e ainda questões processuais implícitas na desconstrução de partes, nas quais, restos de colagens permanecem para reafirmar a planaridade do suporte e reforçar os jo-gos de paradoxos entre o espaço planar e o espaço projetivo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.