Diante do limiar: para uma poética da fantasmagoria

Auteurs

  • Samuel José de Jesus Faculdade de Artes Visuais

Résumé

Esse artigo proponha-se analisar a questão da fantasmagoria, em relação ás fotográficas e obras realizadas com filmes de arquivos. Obras estas que constituem hoje uma iconografia que resulta da pratica de apropriação. De um lado, atualizaremos uma revisão crítica e teórica da apropriação partindo do conceito de Chockerlebnis – literalmente conhecido como “a experiência do choque”, enunciada por Walter Benjamin. Do outro lado, esse estudo abordará alguns casos nos quais a figura fantasmagoria ecoa com o conceito de chockabwer – a proteção “paradoxal” da sensibilidade do sujeito pelo próprio choque.  Ou seja, quando esse registro particular encontra-se no limiar da sua ilegibilidade, reatualiza o evento histórico, e no mesmo tempo o revela mais perturbador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Samuel José de Jesus, Faculdade de Artes Visuais

Samuel de Jesus possui mestrado em Artes plásticas e Ciências das artes pela Universidade de Paris I, Panthéon - Sorbonne (2006). Doutor em cotutela em Études cinématografiques et audiovisuelles – Universidade de Paris III/ ECO - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), sob a direção de Philippe Dubois e de Consuelo Lins, ele desenvolveu um pós-doutorado em artes visuais, sob a direção de Sônia Salzstein, em relação ás práticas extremas do corpo, na ECA – Universidade de São Paulo [2013]. Ele é atualmente professor de Historia da arte e da imagem na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiânia. Fotografo, crítico e curador, ele organizou a exposição “Modernisme et photographie au Brésil. 1945-1955”, na École Supérieure des Beaux - Arts de Tours, França [2013], ele é autor do livro Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea. Percurso de um sentimento ambíguo [a parecer em 2014].

Références

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa et al. Relatório do colóquio do GTP Movimentos Sociais e Serviço Social. XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 26 de setembro de 2013.

BALDI, Luiz; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Pesquisa sobre artigos acerca da temática “movimentos sociais, mobilização social e/ou participação política” publicados na Revista Serviço Social e Sociedade entre 1994 e 2011 (edições 45 a 108). XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso m: 28 de setembro de 2013.

DURIGUETTO, Maria Lúcia; COUTO, Taciane. Estado da arte das produções da temática Serviço Social e movimentos sociais nas dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação no período 1985-2011. XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 28 de outubro de 2013.

MARQUES, Morena Gomes. A relação do Serviço Social com os Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado à ESS/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010 (mimeo).

______. Diretórios de pesquisa, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos acerca da temática “movimentos sociais” no Serviço Social (anos 1994-2012). XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 21 de outubro de 2013.

MARRO, Katia. Serviço Social em movimento: experiências universitárias de trabalho e articulação com movimentos e organizações das classes subalternas na contemporaneidade. Relatório de Pesquisa, UFF-PURO, Rio das Ostras, 2011 (mimeo).

RIBEIRO, Sâmbara Paula. Linhas de Pesquisa dos Programas de Pós Graduação em Serviço Social credenciados na CAPES e Grupos de Pesquisa do CNPq na temática de Movimentos Sociais e Serviço Social. XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 21 de outubro de 2013.

Téléchargements

Publiée

22-12-2014

Comment citer

de Jesus, S. J. (2014). Diante do limiar: para uma poética da fantasmagoria. Revista Do Colóquio, 4(7), 163–183. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8475